Detroit 17/09/2012 | 17:04

Encontro internacional de trabalhadores da GM terá representação de São José dos Campos

Vamos levar para fora as discussões sobre os ataques que estão acontecendo aqui

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas, enviará um representante ao Meeting of the Global Industrial GM Trade Union Network, que acontece entre os dias 17 e 20 de setembro, em Detroit, nos Estados Unidos. O evento vai reunir sindicatos dos EUA, Canadá, América Latina, Coreia e Europa.

O secretário-geral do Sindicato, Luiz Carlos Prates, vai apresentar os problemas enfrentados pelos trabalhadores da montadora em São José dos Campos, que têm sido ameaçados pelo plano de demissão em massa da empresa. Hoje, 925 trabalhadores estão em layoff (contratos de trabalho suspensos).

O Sindicato foi convidado a participar do encontro pelo UAW, o sindicato dos metalúrgicos nos Estados Unidos.

Na programação, está previsto um encontro entre sindicalistas e representantes da própria GM. O evento está sendo organizado pelo IndustriALL Global Union, entidade sindical americana, e pelo UAW.

“A participação do nosso Sindicato em um encontro como este é de grande importância. Em todo o mundo, os trabalhadores da GM vivem situações de ataques, como tentativas de retirada de direitos e demissões. Conseguir o apoio de entidades internacionais, é um importante avanço em nossa luta em defesa do emprego”, afirma Luiz Carlos Prates.

Um dos objetivos da participação do Sindicato é procurar interferir junto à direção da empresa para garantia dos postos de trabalho e viabilizar investimentos na planta de São José dos Campos.