Ataque à Previdência 14/09/2012 | 10:52

Governo abre mão de R$ 12 bi em benefício fiscais

Ampliação da desoneração da folha de pagamento é mais um ataque à previdência

O governo federal anunciou na quinta-feira, dia 13, a ampliação da lista de setores da economia beneficiados com a desoneração da folha de pagamento. Com a nova medida, o governo deixará de receber R$ 12,8 bilhões em impostos no próximo ano.

Serão mais 25 setores beneficiados, dentre eles o metalúrgico, como de construção metálica, equipamentos ferroviários, fabricação de ferramentas e forjados de aço, parafusos, porcas e trefilados.

Estas empresas deixarão de recolher os 20% da contribuição patronal do INSS a partir de 2013. Em troca desta contribuição, devem pagar uma alíquota fixa de 2% sobre o faturamento, no caso do setor industrial.

A decisão do governo representa mais um agrado aos patrões, e um ataque à previdência pública e aos trabalhadores, que dependem dela para garantir sua aposentadoria.

Ironicamente, o governo afirma que a Previdência é deficitária, e defende medidas como a manutenção do Fator Previdenciário, que faz com que os trabalhadores se aposentem cada vez mais tarde.
No total, já são 40 setores beneficiados com as medidas de desoneração, desde o lançamento do Plano Brasil Maior, em junho deste ano.

“Mais uma vez, a presidente Dilma adota programas que beneficiam apenas os empresários, e deixa de lado medidas que poderiam preservar os empregos dos trabalhadores. Por isso, reafirmamos nossa exigência de que ela assine uma medida provisória proibindo que essas empresas beneficiadas por redução fiscal realizem demissões”, afirma o presidente do Sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.