Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Sete de Setembro 10/09/2012 | 10:41

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Desfile da Independência é palco de reivindicações

Metalúrgicos levaram como bandeira a defesa dos empregos na GM

Trabalhadores, estudantes e famílias do Pinheirinho fizeram do Desfile da Independência uma passarela de protestos e reivindicações. O Sindicato levou como principal bandeira a defesa dos empregos na GM, mas também apoiou a luta por 10% do PIB para a Educação e o direito à moradia.

Cerca de 300 pessoas ocuparam a Rua 15 de novembro, após o desfile oficial de sete de setembro. O protesto foi aberto pelos metalúrgicos, com a faixa “IPI reduzido, emprego perdido”, numa referência aos benefícios fiscais dados pelo Governo Federal às montadoras, inclusive à GM, apesar dos planos de demissões já anunciados.

As palavras de ordens animavam manifestantes e o público que assistia aos protestos, como por exemplo, “Ô Dilma, que papelão, dá dinheiro pra GM e aceita demissão”. Ou ainda: “Sai do chão, sai do chão, quem é contra demissão”. Cerca de 5 mil pessoas assistiram ao desfile.

As famílias do Pinheirinho também marcaram presença no desfile, com música e cartazes improvisados exigindo justiça e chamando pra luta. “Pinheirinho, nossa luta vale mais que ouro em pó”, era o refrão que prevalecia na avenida.

Para os estudantes da Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes Livre), a reivindicação era por mais investimentos na educação. “Da Copa eu abro mão, eu quero 10% para a Educação”.

Além do Sindicato dos Metalúrgicos, também participaram da manifestação a CSP-Conlutas, Must (Movimento Urbano dos Sem-Teto), Anel, Oposição Alternativa da Apeoesp, Sindicatos dos Correios, Petroleiros e Químicos, PSTU e PSOL.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®