Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Pela reposição de perdas 14/08/2012 | 11:48

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Aposentados seguem em caravana para Brasília

Manifestação será engrossada com aposentados que sairão de São José dos Campos

Milhares de aposentados de todo o país estarão em Brasília, neste dia 15, para denunciar o arrocho de seus benefícios e os novos ataques à Previdência preparados pelo governo, como o Fator 85/95.  Dois ônibus da Admap sairão de São José dos Campos.

O protesto também vai pedir a aprovação do projeto 4434/08, que repõe as perdas do segmento de acordo com o número de salários mínimos da época em que o trabalhador se aposentou.

O governo Dilma planeja votar, ainda este mês, a substituição do Fator Previdenciário, pelo chamado Fator 85/95. Esta nova Reforma da Previdência representa um ataque ainda maior aos trabalhadores.

Segundo o novo cálculo, para que o trabalhador se aposente com salário integral, a soma de sua idade e do tempo de contribuição deve ser de 85 anos para mulheres e 95 anos para homens. A nova regra também deve acabar com a aposentadoria por tempo de contribuição e instituir a idade mínima de 65 anos para homens e 60 para mulheres.

O Sindicato dos Metalúrgicos e a CSP-Conlutas defendem o fim do Fator Previdenciário e são contra qualquer medida que represente perda de direitos para os trabalhadores, aposentados e pensionistas.

A manifestação dos aposentados ocorre junto com um protesto dos servidores públicos federais que estão em greve e exigem abertura de negociações com o governo.

Governo quer manter arrocho
A política de arrocho dos benefícios não é exclusividade deste governo. De 1994 até hoje, quem recebe aposentadoria acima de um salário mínimo já acumula perdas de 76,54%. Este ano, os aposentados receberam apenas 6,08% de reajuste, enquanto o salário mínimo obteve 14,13%.

O projeto de lei 4434/08 visa acabar com essa disparidade. Caso aprovado, os aposentados que recebem acima de um salário teriam o mesmo reajuste anual do salário mínimo dos trabalhadores da ativa.

Este projeto já foi aprovado pelo Senado e há quatro anos aguarda votação na Câmara. Toda essa demora demonstra que o governo não tem qualquer interesse em acabar com o arrocho das aposentadorias.
 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®