Unidade Internacional 14/08/2012 | 10:52

Nota de solidariedade aos trabalhadores demitidos pela GM da Colômbia

Moção foi aprovada pelo Conselho de Representantes realizado no último sábado, dia 11

NOTA DE SOLIDARIEDADE
Todo apoio à reivindicação dos trabalhadores demitidos da GM da Colômbia

O Conselho de Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas, Brasil, representando mais de 40 mil metalúrgicos das cidades de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Igaratá e Santa Branca, vem declarar seu total apoio à luta dos trabalhadores demitidos da GM da Colômbia.

Desde o dia 1 de agosto, um grupo de valiosos companheiros, organizados na Asotrecol (associação dos trabalhadores que promove a mobilização), está realizando uma greve de fome contra as demissões injustas que a GM da Colômbia está praticando contra trabalhadores portadores de doenças ocupacionais adquiridas na própria empresa.

Depois de mais de um ano promovendo iniciativas com a finalidade de sensibilizar a empresa a atender suas reivindicações, os trabalhadores agora tomaram uma medida extrema, costurando os próprios lábios como forma de garantir que suas reivindicações sejam atendidas.

A luta por suas reivindicações é uma luta justa. Exigimos que a empresa abra imediatamente negociações com estes trabalhadores e atenda suas reivindicações. Desde já responsabilizamos a empresa por qualquer conseqüência que possa ter a greve de fome destes trabalhadores injustamente demitidos.

Exigimos ainda que os governos colombiano e norte-americano intercedam imediatamente para que a empresa atenda as reivindicações dos trabalhadores.

Desde o Brasil, divulgaremos amplamente a luta destes companheiros por meio de nosso Sindicato e nossa Central, convocando a todos para cobrir de solidariedade às reivindicações dos companheiros.
Força companheiros!

São José dos Campos, São Paulo, Brasil