Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Ataque! 30/07/2012 | 21:23

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

GM fecha, em um ano, mais de mil postos de trabalho no Brasil

Demissões estão acontecendo desde julho de 2011 e devem continuar no próximo período

A General Motors fechou 1.189 postos de trabalho, entre julho de 2011 e junho de 2012, no Brasil. O estudo foi realizado pelo Dieese – Subseção do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, com base no Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego) do Ministério do Trabalho. (estudo anexo)

Os números contradizem a própria General Motors, que por várias já afirmou que estaria mantendo o nível de emprego no país. Na unidade de São José dos Campos, foram fechados nesse período 1.044 postos de trabalho. No estudo, ainda não estão computadas as demissões de julho, quando 356 trabalhadores aderiram ao PDV (Programa de Demissão Voluntária).

Na planta de São Caetano, o déficit foi de 349 postos de trabalho. E em Gravataí, a única com saldo positivo, foram criados 204 postos.

No próximo período, São José dos Campos corre o risco de perder mais 2 mil empregos, elevando para até 3 mil o déficit de postos no país.

Na última sexta-feira, dia 27, a presidente Dilma Rousseff cobrou a manutenção de empregos dos setores da indústria beneficiados com redução de IPI, como é o caso das montadoras.

“O estudo demonstra que, apesar de ter recebido isenção e redução de impostos, a GM não manteve o nível de emprego e continua demitindo. Por isso, além de declarações a favor do emprego, é necessário medidas concretas por parte do governo para impedir a redução dos postos de trabalho. Os trabalhadores de São José dos Campos não podem ser ainda mais penalizados com novas demissões, às custas de dinheiro público”, afirma Luiz Carlos Prates, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, filiado à CSP-Conlutas.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®