Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Balanço 11/07/2012 | 16:43

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Embraer fecha semestre com vendas em alta

Estratégia de ampliar produção de aeronaves militares pode melhorar resultados

A Embraer entregou, somente no primeiro semestre deste ano, 56 jatos comerciais e 33 executivos. Estes números representam 13 aeronaves entregues a mais do que no mesmo período do ano passado.

As projeções para o próximo período também são otimistas. Até o final de junho haviam sido encomendadas 200 aeronaves, num total de US$ 12,9 bilhões em pedidos.

A empresa anunciou ainda a venda de mais oito aviões Super Tucano para a Força Aérea da Indonésia. Este já é o segundo lote de aviões militares vendidos ao país.

Durante a Feira Internacional de Aviação de Farnborough, na Inglaterra, foi firmada uma parceria da Embraer com a empresa norte-americana Boeing. O objetivo da parceria é aprimorar o armamento do Super Tucano, avião militar de ataque leve. Com o acordo, a fabricante brasileira torna-se uma das candidatas à venda de aeronaves para a Força Aérea dos Estados Unidos.

Para os trabalhadores...

Enquanto acumula lucros, a Embraer impõe a velha fórmula rebaixada da PLR (valor fixo + proporcional ao salário) que acaba estabelecendo diferenciação entre os trabalhadores. O resultado final é que poucos ganham muito, e muitos ganham pouco.

Em assembleia, os trabalhadores da Embraer já rejeitaram esta política da empresa de tentar dividir os funcionários. Foi aprovado que a PLR deve ser igual para todos, paga integralmente, independente do tempo de trabalho, e sem diferenciação entre setores, efetivos, temporários ou afastados.

Os metalúrgicos não aceitam que a Comissão de PLR, formada por apenas 27 funcionários, decida por todos. Por isso, toda decisão deve ser submetida à assembleia dos trabalhadores.

“Em todas as fábricas a proposta de PLR é aprovada em assembleia pela categoria.  Na Embraer não pode ser diferente. Além disso, a diferenciação entre os trabalhadores no pagamento dos lucros é uma estratégia da empresa para dividir a categoria, e isso nós não podemos aceitar” avalia o vice-presidente do Sindicato, Hebert Claros

Em breve, a Comissão deve reunir-se com a empresa para discutir um novo acordo de participação nos lucros.
 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®