Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Demissões 22/06/2012 | 15:38

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

GM abre novo PDV em São José dos Campos e São Caetano

É a segunda vez, em menos de um mês, que a montadora anuncia cortes

A General Motors anunciou nesta sexta-feira, dia 22, a abertura de um novo PDV (Programa de Demissão Voluntária) em São José dos Campos, o segundo em menos de um mês. Desta vez, entretanto, a montadora estendeu a medida também à fábrica de São Caetano.

O PDV foi aberto hoje e se encerra no dia 2 de julho para todos os trabalhadores da produção. No programa anterior, encerrado dia 15 de junho, houve 186 adesões. No período de um ano, a GM já fechou cerca de 2 mil postos de trabalho nas fábricas de São José e São Caetano.

A montadora não informou quantas demissões pretende atingir com esse novo programa.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos sustenta que o PDV é desnecessário, já que não existe mão de obra excedente na fábrica e as vendas do setor automotivo tiveram um significativo crescimento após a redução do IPI concedido pelo Governo Federal. Somente na primeira quinzena de junho houve um crescimento de 18,54%.

O Sindicato também defende a reabertura do segundo turno do MVA, encerrado na última segunda-feira, dia 18.

“Não há motivo para a GM continuar demitindo, principalmente porque tem recebido incentivos do governo, que deveria cobrar da empresa a manutenção dos postos de trabalho. A montadora está usando o dinheiro conseguido com a redução de impostos para financiar as rescisões. Além disso, os cortes vão sobrecarregar ainda mais os trabalhadores que continuarem na fábrica”, afirma o presidente do Sindicato, Antonio Ferreira de Barros.

Prefeitura se omite no caso de demissões
O presidente do Sindicato reuniu-se, nesta sexta-feira, com o secretário de Relações do Trabalho de São José dos Campos, Ricardo Dinelli, e com o secretário de Desenvolvimento Econômico, José de Mello Corrêa, para discutir sobre a situação dos trabalhadores da GM.

O Sindicato voltou a cobrar que a Prefeitura se posicione diante das demissões que vêm ocorrendo na GM e interceda para que o governador Geraldo Alckmin receba o sindicato.

O secretário Dinelli, entretanto, afirmou que não vai se manifestar sobre as demissões e que não quer envolver o governo do estado neste assunto. Ele afirmou ainda que só se manifestará em caso de demissão em massa.

“Foi importante o fato de a Prefeitura ter nos recebido, mas a postura do governo municipal deveria ser outra. A Prefeitura poderia cobrar da GM que garanta a manutenção dos atuais postos de trabalho e que abra negociação imediata com o Sindicato para discutir sobre novos investimentos em São José dos Campos. A Prefeitura não pode, simplesmente, fechar os olhos para esta grave situação enfrentada pelos trabalhadores e que, inevitavelmente, acabará afetando toda a cidade”, afirma o presidente do Sindicato.

Uma nova reunião deve ser agendada entre os dias 2 e 3 de julho. Do encontro de hoje também participaram o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros, e o diretor do sindicato Célio Dias da Silva.

O presidente do Sindicato também apresentou aos secretários as propostas que foram encaminhadas à GM como forma de garantir a manutenção e ampliação dos postos de trabalho na fábrica.

As propostas incluem:
- manutenção dos postos de trabalho;
- produção de 100% do Classic na planta de São José;
- nacionalização da produção dos veículos trazidos do exterior;
- volta da fábrica de caminhões para a fábrica de São José;
- reabertura do 2º turno do MVA;
- reintegração dos demitidos.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®