Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Emprego 06/06/2012 | 12:30

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

GM anuncia terceiro turno para S10 e abertura de PDV

Ao mesmo tempo em que pretende aumentar produção, montadora anuncia demissões

A General Motors anunciou, nesta terça-feira, dia 5, o início do terceiro turno no setor de fabricação da S10 e a abertura de um PDV (Plano de Demissão Voluntária), na fábrica de São José dos Campos.

O novo turno começa a produzir no dia 18 de junho e é uma das propostas apresentadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos como forma de garantir a manutenção e ampliação de postos de trabalho na fábrica e redução das horas extras.

A abertura do terceiro turno da S10 é uma conquista dos trabalhadores, que vinham acumulando horas extras e se desgastando com o alto ritmo de produção. Em maio, a planta bateu recorde de produção da S10, com a fabricação de 6.800 carros. A média do setor da antiga S10 era de 4.600 unidades por mês.

Entretanto, a montadora não anunciou novas contratações para manter o terceiro turno. A GM pretende apenas realizar transferências de mão de obra entre os setores.

A medida foi anunciada juntamente com a abertura de um PDV, numa total contradição. O PDV seguirá aberto até o dia 15 de junho para todos os trabalhadores horistas (produção). A montadora não informou qual é a meta de demissões.

“O Sindicato é contra a abertura do PDV, principalmente agora em que será aberto mais um turno. É uma contradição demitir trabalhadores no momento em que se pretende aumentar a produção”, afirma o presidente do Sindicato, Antonio Ferreira de Barros.

A GM ocupou o segundo lugar em vendas durante o mês de maio, com o emplacamento de 54.780 veículos, contra 41.378 em abril.

No último dia 30, em reunião com o Sindicato, o ministro do Trabalho, Brizola Neto, se comprometeu a tomar iniciativas que evitem novas demissões na General Motors. A afirmação foi feita após o Sindicato apresentar ao ministro o cenário de demissões que já vinham ocorrendo na GM e cobrar medidas que protejam o emprego.

 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®