Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Nacionalização, já! 29/05/2012 | 15:12

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

GM lança, no Brasil, mais um carro importado

A expectativa da montadora é que sejam vendidas mil unidades por mês no país

A General Motors lançou nesta terça-feira, dia 29, em Búzios (RJ), o compacto Chevrolet Sonic. A expectativa da montadora é que sejam vendidas mil unidades por mês no Brasil. Um modelo está em exposição na fábrica da GM, em São José dos Campos.

A pergunta é: que diferença o número de vendas deste modelo faz para os trabalhadores brasileiros? Nenhuma, já que o carro é totalmente produzido na Coréia do Sul e, posteriormente, virá do México. A importação de mais um modelo pela GM mostra que a montadora, de fato, não está nenhum pouco preocupada com a geração de empregos no Brasil. Mais uma vez, a prioridade são os lucros.

Fim das importações e nacionalização, já!
Não é por acaso que o Sindicato defende o fim das importações de veículos pela GM e a nacionalização da produção de toda a família Sonic, Agile e de todos os carros que a montadora traz de fora. Este é um dos itens da proposta já apresentada pela entidade à montadora como forma de ampliar o número de postos de trabalho no país.

Em 2011, a GM deixou de criar 3.600 vagas no Brasil por conta da importação de 100 mil veículos.

As propostas do Sindicato já foram apresentadas à GM, durante a Campanha de PLR, e ao prefeito Eduardo Cury. Nenhum deles, até agora, tomou qualquer atitude concreta no sentido de promover o aumento de produção na planta de São José dos Campos.

Nesta quarta-feira, dia 30, o Sindicato reúne-se com o ministro do Trabalho, Brizola Neto, em Brasília, para discutir a situação dos trabalhadores da GM. Entre abril de 2011 e abril de 2012, foram demitidos 1.793 funcionários nas fábricas de São José dos Campos e São Caetano.

O cenário mostra que a GM não tem motivos para demitir, e que tem todas as condições para criar novos postos de trabalho no país.

“O lançamento de mais um carro importado é um descaso com os trabalhadores brasileiros, que são submetidos a demissões enquanto a montadora investe no mercado internacional e aumenta as vendas no Brasil”, afirma o presidente do Sindicato, Antonio Ferreira de Barros.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®