Assembleia 24/05/2012 | 11:25

Metalúrgicos da GM aprovam PLR de até R$ 15 mil

Agora é hora de intensificar a luta nas outras fábricas da região

Os metalúrgicos da General Motors, em São José dos Campos, aprovaram, em assembleia, nesta quinta-feira, dia 24, a PLR 2012. O valor pode chegar a R$ 15.335,86. O acordo supera em 12% a PLR 2011. A antecipação será paga este mês e vai injetar R$ 52,2 milhões na economia da cidade.

Pelo acordo, os trabalhadores precisarão produzir 6% menos veículos, em relação a 2011, para atingir as metas estipuladas pela montadora. As metas previstas para 2012 irão variar de 355 mil a 410 mil carros, o que representa 25 mil unidades a menos que em 2011. Para que sejam atingidos 100% das metas, terão de ser produzidos 385 mil carros.

O acordo ficou da seguinte forma:
- Se forem produzidos 355 mil carros (80% das metas), os trabalhadores receberão R$ 9.706,26
- Se forem produzidos 385 mil carros (100% das metas), os trabalhadores receberão R$ 12.134,08
- Se forem produzidos 410 mil carros (120% das metas), os trabalhadores receberão R$ 14.560,90
- Acima desse volume, a PLR pode chegar a R$ 15.355,86.

A antecipação foi fechada em R$ 6.600 para cada um dos 7.922 trabalhadores. A segunda parcela será paga em janeiro de 2013. Se forem atingidas 120% das metas, serão injetados um total R$ 115 milhões.

Para se chegar ao acordo, foram realizadas seis rodadas de negociações entre os Sindicatos de São José dos Campos e São Caetano e a General Motors.

“Como já se tornou tradição em nossa base, conseguimos superar a PLR do ano passado, mostrando a força metalúrgica. Agora, vamos intensificar as lutas nas outras fábricas para arrancar nossas reivindicações. Também permaneceremos na luta pelo fim da cobrança do Imposto de Renda sobre a PLR”, afirma o presidente eleito do Sindicato, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá.