Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Contra "reajuste zero" 28/03/2012 | 15:45

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Aposentados fazem manifestação nesta quinta em São Paulo

Concentração será na praça Campo de Bagatelle

Nesta quinta-feira, 29 de março, dezenas de caravanas de aposentados e pensionistas de diversas regiões do estado devem ir à capital paulista para fazer uma manifestação contra o reajuste concedido pela presidente Dilma Rousseff ao segmento. Este ano, o governo deu aumento real zero aos aposentados.

O protesto será na praça Campo de Bagatelle, a partir das 9 horas da manhã. São esperadas cerca de 4 mil pessoas na manifestação. Uma delegação da Admap (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas) deve sair da região, em três ônibus, rumo à manifestação.

Durante a manifestação, um aposentado será simbolicamente "enforcado", para representar a situação atual da categoria.

No dia 14 de março, em reunião com as centrais sindicais, a presidente Dilma manteve o reajuste de apenas 6,08% aos aposentados e pensionistas. O salário mínimo, por sua vez, teve um reajuste de 14,13%.

Para o presidente da Admap, Josias de Oliveira Melo, a política do governo traz mais arrocho à categoria, já que a diferença entre os reajustes fará com que quase um milhão de aposentados passem a receber o piso, que é um salário mínimo.

"A política do governo Dilma, seguindo as de Lula e FHC, joga beneficiários do INSS para uma situação de penúria cada vez maior. Justamente quando gastos com saúde aumentam, os aposentados perdem poder de compra", comentou Josias.

Convocam o protesto a Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas) e centrais como CSP-Conlutas, CUT e Força Sindical. O ato contará ainda com a participação de políticos e do bispo católico dom Angélico Sândalo Bernardino.

Além de reivindicar um reajuste igual ao do salário mínimo para todos os 27 milhões de beneficiários do INSS, os manifestantes protestam contra a desoneração na folha de pagamento.

Na visão do movimento, a desoneração, que deverá ser ampliada a outros setores patronais, tira dinheiro do caixa da Previdência para dar aos empresários.

Baixe o boletim da Admap sobre a situação dos aposentados (no quadro preto).

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®