Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Lesionados 13/02/2012 | 16:00

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Em audiência, Ministério Público contesta demissões na GM

Na quarta-feira, tem assembleia no Sindicato sobre o caso, às 10h

O Sindicato dos Metalúrgicos participou, na manhã desta segunda-feira, dia 13, de uma audiência de mediação com representantes da General Motors, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em São José dos Campos.

Em discussão, as demissões de trabalhadores portadores de doenças ocupacionais, feitas pela montadora. As dispensas são ilegais, já que a Convenção Coletiva da categoria concede estabilidade no emprego até a aposentadoria para estes metalúrgicos.

O procurador do Trabalho Alexandre Dourado Salgado Martins, mediador do encontro, contestou a prática da GM e afirmou que vai preparar uma manifestação sobre o caso ainda esta semana.

Representando o Sindicato, estiveram presentes o presidente, Vivaldo Moreira Araújo, e o diretor Luiz Carlos Prates, o Mancha.

Um grupo de 50 metalúrgicos demitidos pela empresa também compareceu à sede do MPT. Trabalhadores com muito tempo de empresa, alguns com mais de 20 anos de casa, mostravam indignação com a postura da GM.

"Eu me senti humilhado. Mesmo tendo adquirido doença profissional na empresa, recebi a comunicação da demissão e fui escoltado para fora da empresa na qual me dediquei durante 24 anos", disse um dos demitidos. "Agora é lutar, junto com o Sindicato, para que a gente possa voltar".

Ação na Justiça
O departamento Jurídico do Sindicato vai entrar, nos próximos dias, com uma Ação Civil Pública na Justiça contra a GM. A ideia é garantir na Justiça o fim das demissões e a reversão dos cortes já realizados.

Como parte da mobilização contra a iniciativa da GM, será realizada uma assembleia com os trabalhadores lesionados demitidos, nesta quarta-feira, dia 15, às 10 horas na sede do Sindicato (rua Maurício Diamante, 65, Centro, São José dos Campos).

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®