Brasil desigual 07/02/2012 | 13:46

Itaú Unibanco tem maior lucro da história. E o trabalhador?

Banqueiros embolsaram R$ 14,62 bilhões em 2011

O lucro do Itaú Unibanco em 2011 é o maior da história dos bancos brasileiros, segundo informa a grande imprensa, nesta terça-feira, dia 7.

Com um lucro líquido de R$ 14,62 bilhões, o banco teve uma alta de 9,7% em relação ao ano anterior (quando lucrou R$ 13,32 bi).

Quando nos deparamos com importâncias desse porte, mal sabemos quanto vale tanto dinheiro. Mas convertendo o valor em bens, o resultado fica ainda mais impressionante: o lucro do Itaú Unibanco somente no ano passado é o equivalente a mais de 97 mil apartamentos de R$ 150 mil cada, ou uma a frota de 585 mil carros zero quilômetro.

Esse é o resultado da política econômica mantida pelo país. Enquanto uma dezena de banqueiros têm lucros dessa magnitude, milhões de trabalhadores vivem apenas com um salário mínimo, de R$ 622.

O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, onde os ricos têm muito e os pobres, quase nada.

Segundo estudo da organização internacional Oxfam, divulgado no início deste ano, nosso país é o segundo mais desigual do G-20 (20 nações mais ricas do planeta), perdendo apenas para África do Sul. O resultado é ainda mais dramático porque o Brasil já é a sexta maior economia do mundo e deve ser a quinta antes de 2015.

Outro escândalo é o que spread bancário do Brasil, que é um dos maiores do mundo. O spread é diferença entre o que pagamos ao banco quando precisamos do dinheiro dele e o que ele nos paga quando aplicamos lá.

Traduzindo: se deixarmos o dinheiro na poupança ou outra aplicação, teremos um ganho de apenas 0,6% mensais. Mas, por outro lado, se ficarmos pendurados no cheque especial, pagaremos juros ao banco de 10% ao mês sobre o valor negativo.

Isto é Brasil: lucro anual dos bancos
1º Itaú Unibanco (2011), R$ 14,62 bilhões
2º Itaú Unibanco (2010), R$ 13,32 bilhões