Defesa do emprego 30/01/2012 | 11:27

Metalúrgicos da GM exigem suspensão das demissões

Trabalhadores realizam assembleia e atrasam produção em um hora

Metalúrgicos do setor MVA, da GM, realizaram assembleia nesta segunda-feira, dia 30, atrasando em uma hora o início da produção. Eles exigem a suspensão imediata das demissões que vem sendo realizadas e que a GM abra negociações com o Sindicato para discutir a situação na fábrica. Caso a empresa se recuse a atender a reivindicação, pode haver paralisação.

Apesar de já ter retomado a liderança mundial em vendas, a GM continua com sua política de exploração. A montadora está adotando a prática de demitir trabalhadores com maiores salários para contratar outros funcionários com salários inferiores. Para isso, a empresa não está respeitando nem mesmo trabalhadores lesionados, com benefício B91 e B94, que têm estabilidade até a aposentadoria por conta da Convenção Coletiva.

“É uma sacanagem com essas pessoas que estão dando duro na linha de produção e de uma hora para outra são demitidas e substituídas por outros funcionários com salários menores. Queremos que a empresa suspenda as demissões e abra imediatamente negociações com o Sindicato”, afirma o diretor Antonio Ferreira de Barros, o Macapá.

Os trabalhadores também exigem a reintegração de lesionados que foram irregularmente demitidos.

Para resistir a todos esses ataques, os trabalhadores estão se organizando e vão pressionar a empresa para exigir informações oficiais sobre o plano de investimentos anunciados pela matriz, nos Estados Unidos, e que afetam diretamente a planta em São José dos Campos.

“É um direito de qualquer trabalhador conhecer os planos da empresa. Também queremos debater este assunto na negociação”, conclui Macapá.

Na assembleia, os trabalhadores também votaram pela exigência da antecipação do 13º salário para fevereiro, como já é tradição na fábrica. Cerca de 2 mil metalúrgicos participaram da assembleia.