Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

General Motors 19/01/2012 | 17:48

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Trabalhadores estão mobilizados contra excesso de horas extras

Todos os dias, os trabalhadores são pressionados a cumprir 1h além da jornada

Os trabalhadores da GM estão mobilizados contra o excesso de horas extras que vem sendo cobradas dos trabalhadores. Semana passada, um companheiro morreu em um acidente de percurso, logo após ter cumprido uma jornada extensa.

O montador Aguinaldo dos Santos, 44 anos, morreu na madrugada de sexta-feira, à 1h40, num acidente de trânsito em frente à GM. A morte do companheiro reflete a realidade de cansaço vivida pela maioria dos trabalhadores.

Todos os dias, os funcionários da GM são pressionados a cumprir uma hora além da jornada. Para se ter uma ideia, o segundo turno da Funilaria produziu, em hora extra, 150 carros - o equivalente a um dia inteiro de produção.

Demissões a conta-gotas
Apesar do excesso de horas extras, a GM continua demitindo trabalhadores aos poucos, aumentando ainda mais a superexploração.

A cada nova demissão, a empresa alega que foi motivada pela “baixa produção”. Os fatos, entretanto, mostram que essa é mais uma conversa mole da GM. Ou seja, se há muita hora extra, é porque a produção está em alta.

No protesto do dia 16, os trabalhadores mostraram que não vão aceitar esse tipo de abuso. Os companheiros exigiram o fim das horas extras e estabilidade no emprego para todos.

Com a mobilização, a produção da Funilaria ficou parada durante 1h20, nos dois turnos.

“Se a GM não parar com essa história de hora extra e demissão, haverá outras paralisações. Chega de acabar com a saúde dos trabalhadores”, afirma o diretor João Batista Arruda.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®