Ataques aos direitos 02/05/2011 | 11:11

Trabalhadores protestam contra terceira da General Motors

Empresa comete ataque contra organização operária

Cerca de 500 trabalhadores que atuam em terceiras da General Motors, em São José dos Campos, protestaram na manhã desta segunda-feira contra a demissão arbitrária de oito cipeiros da empresa ISS. Eles exigem a reintegração imediata dos companheiros e reivindicam o enquadramento das empresas como metalúrgicas.

Semana passada, a ISS demitiu todos os cipeiros recém-eleitos, cometendo um grave ataque contra a organização operária. A medida foi a gota dágua para que os trabalhadores se mobilizassem.

Atualmente, as empresas terceiras da GM são enquadradas como prestadoras de serviços. Consequentemente, os trabalhadores são representados pelo Sindeepres, que adota posturas pelegas e não defende os direitos da classe trabalhadora.

Na assembléia de hoje, os trabalhadores da ISS, Verzzani, Intecnial, Jeva, entre outras, aprovaram que o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região negocie em nome da categoria.

Os trabalhadores das terceiras têm sido os mais penalizados desde a crise econômica e a concordata da GM, com precarização de direitos e rebaixamento de salários.

“As empresas relutam em se enquadrar como metalúrgicas porque sabem o quanto nossa categoria é forte na defesa de direitos. Estamos ao lado dos trabalhadores e vamos lutar juntos para que os cipeiros sejam reintegrados e as empresas deixem de ser enquadradas como prestadoras de serviços”, afirma o diretor do Sindicato, Antonio Ferreira de Barros.