Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Mulheres em Luta 24/11/2011 | 14:52

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

25 de novembro é o Dia de Luta Contra a Violência à Mulher!

Atos de protesto nas estações de metrô, em São Paulo, irão marcar a data

Nesta sexta-feira, dia 25, é o Dia de Luta Contra a Violência à Mulher. Uma data importante de luta e reflexão. Afinal, a cada dois minutos, cinco mulheres são espancadas. Cerca de 10 mulheres são assassinadas por dia e seis em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que já foi vítima de violência doméstica.

Diante desse quadro desolador, vemos que só existe uma saída: é preciso lutar. Em São Paulo, o dia será marcado pela realização de manifestações em estações de metrô, que acontecem às 6h, na estação Barra Funda, e às 17h, da estação da Sé.

O ato será promovido por ativistas do Movimento Mulheres em Luta, da CSP-Conlutas, junto ao Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Intersindical e outras organizações. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José e Região também vai participar.

A manifestação tem o objetivo de denunciar para a população os casos de assédio e violência contra as mulheres no transporte público e o descaso dos governos com o combate à violência contra a mulher!

Vamos às ruas para denunciar a situação de violência e exgir nossos direitos:

- Pela aplicação e ampliação da Lei Maria da Penha;
- Ampliação do orçamento para programas de combate à violência;
- Prisão e punição exemplar para os agressores de mulheres;
- Implementação dos Centros de Referência da Mulher, financiados pelo Estado, como parte do sistema de proteção social, com poder de acatar denúncias, garantir apoio jurídico, médico e psicológico às mulheres vítimas de violência, com atendimento em tempo integral;
- Imediata construção de casas-abrigo, com orientação, formação profissional e infraestrutura necessária para abrigar e assistir mulheres e filhos em situação de violência;

Como surgiu a data?
Patria, Minerva e Maria Teresa foram três irmãs que ficaram conhecidas como Las Mariposas, na luta contra a ditadura na República Dominicana, durante a década de 50. No dia 25 de novembro de 1960, foram assassinadas pelo governo de Rafael Trujillo.

Em 1981, no 1º Encontro Feminista Latino Americano e caribenho, que ocorreu em Bogotá (Colômbia), o dia 25 de novembro foi instituído como o dia de luta contra a violência à mulher, em todo o continente latino americano e no Caribe. Em 1999, a Assembleia Geral da ONU declarou o dia como Dia Internacional pela Eliminação da Violência às Mulheres.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®