Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Dia Nacional de Mobilização 28/04/2011 | 15:12

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Passeata pelo centro reúne cerca de mil pessoas

Participaram da manifestação, dirigentes sindicais e trabalhadores de várias categorias e do movimento social

Com cerca de mil pessoas, uma passeata percorreu o centro de São José dos Campos nesta quinta-feira, dia 28. Numa forte demonstração de unidade do movimento operário e popular, a passeata reuniu dirigentes sindicais e trabalhadores de várias categorias e movimento social.

Participaram da manifestação, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José e região, Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Vale do Paraíba, Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação, Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e região, Sindicato dos Petroleiros, Sindicato dos Vidreiros, Apeoesp – regional São José dos Campos, Sindicato dos Condutores, Servidores Municipais de Jacareí, aposentados da Admap, MUST-Pinheirinho, CSP-Conlutas, PSTU e PSOL.

A manifestação faz parte do Dia Nacional de Mobilização, organizado pela CSP-Conlutas e outras entidades em todo o país, e que começou na região desde a madrugada, com assembleias e paralisações nas fábricas, manifestação de duas horas dos motoristas e cobradores no centro da cidade e protesto do Pinheirinho, na região sul de São José.

Para a passeata, os manifestantes concentraram-se desde as 9h na praça da igreja São Judas Tadeu, no Jardim Paulista, e saíram em direção ao centro por volta das 10h. Percorrendo um trecho de mais de 2 km, os manifestantes fizeram paradas em frente à Empresa Bandeirante de Energia e ao INSS.

Faixas, bandeiras e cartazes traziam as principais reivindicações deste dia de luta, cujo objetivo é protestar contra os ataques do governo Dilma e dos patrões. As bandeiras e palavras de ordem enfocavam desde o aumento da inflação, a política do governo de cortes sociais e de ameaça de redução de direitos à luta contra os acidentes e doenças ocupacionais.

Demonstrando grande animação, os manifestantes balançavam suas bandeiras e falavam palavras de ordem, como “Um, dois, três, quatro, cinco mil. Respeitem os direitos ou paramos o Brasil” e “Ô, Ô, Dilma, presta atenção, o salário já tá menor que a inflação”.

Protestos
Em frente à Bandeirante Energia, o motivo do protesto o fornecimento de energia à Ocupação do Pinheirinho, que vem sendo alvo de muitas reclamações. Uma comissão de moradores foi recebida pela direção da empresa.

Em seguida, a passeata seguiu para o INSS, onde o tema dos discursos e protestos foi contra a política do governo que tem sido de vários ataques aos trabalhadores, desde mudanças internas que precarizam e pioram o atendimento aos usuários, desrespeito aos direitos de lesionados e a Reforma da Previdência que está sendo preparada por Dilma.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Vivaldo Moreira, o Dia Nacional de Mobilização em São José foi importante e expressiva. “Seja nas assembleias realizadas nas fábricas desde a madrugada desta quinta à passeata, o que vimos foi a aprovação dos trabalhadores e da população em geral às várias reivindicações deste dia”, disse.

“É apenas o início da mobilização e da resistência aos ataques que o novo governo e os patrões têm desferido contra os trabalhadores. Esse dia de manifestações terá de se repetir, pois só com luta vamos defender direitos e conquistar nossas reivindicações”, concluiu Vivaldo.

 

Conteúdo Relacionado

Galeria de Fotos

Página 1 de 3 Próxima

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®