Direito 11/11/2011 | 12:39

Luta por creches é tema de seminário neste sábado

Encontro reunirá metalúrgicas e trabalhadoras de várias categorias e movimentos sociais

O Movimento Mulheres em Luta realiza neste sábado, dia 12, o seminário "Movimentos sociais na luta por creches". O evento será realizado das 9h às 17h, na sede do Sindicato.

O encontro, que reunirá metalúrgicas e trabalhadoras de várias categorias e movimentos sociais, vai discutir um projeto de construção de creches em São José dos Campos. A ideia é apresentar o projeto para a Prefeitura e cobrar que seja efetivado o mais rápido possível.

Em outubro, em reunião com o prefeito Eduardo Cury, o Sindicato apresentou a pauta específica dos metalúrgicos à Prefeitura. A construção de creches foi um dos principais pontos discutidos. Cury solicitou que o Sindicato apresente a lista de bairros onde há demanda.

A falta de creches é a principal dificuldade para a mulher trabalhadora brasileira conseguir emprego ou se manter no emprego. Somado a isso, as trabalhadoras das creches possuem péssimas condições de trabalho e os piores salários. Por ser associado a uma tarefa feminina, este ofício sofre um grande desprestígio e é um dos cargos educacionais mais precarizados em nosso país.

“Diariamente as mulheres são obrigadas a deixar seus filhos sob o cuidado de parentes, vizinhas ou babás, tendo de gastar, no mínimo, R$ 200 por mês", explica a diretora do Sindicato Rosângela Calzavara.

As mulheres metalúrgicas, através das mobilizações da Campanha Salarial obtiveram a importante conquista de ampliação do auxílio creche. No entanto, isso ainda não garante creches públicas, gratuitas e de qualidade para todos os filhos e filhas da classe trabalhadora, o que é um dever do poder público.

"A creche é um dever do Estado e um direito das trabalhadoras. Nossa luta também é para que o atendimento seja em período integral. Chamamos todas as metalúrgicas a participarem e fortalecer essa mobilização", disse.

A luta por creche também será encaminhada juntamente com a Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública. As mulheres estarão junto com trabalhadores e estudantes todo o país colhendo muitos votos no Plebiscito Nacional da Campanha, afinal para ter creches públicas com qualidade, precisamos de investimento de verdade!

Haverá creche para as crianças no dia do evento, para que as mães e pais possam participar da atividade.