Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Plebiscito 08/11/2011 | 09:45

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Campanha defende aplicação de 10% do PIB para educação

Vamos exigir que o governo federal aumente as verbas para o ensino público

Entidades sindicais, populares e estudantis iniciam na região, nesta terça-feira, dia 8, um plebiscito para que o Governo Federal destine 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação pública. Em São José dos Campos, serão coletadas assinaturas na Praça Afonso Pena, fábricas, escolas e nas sedes das entidades envolvidas.

O plebiscito faz parte da Campanha Nacional “10% do PIB para a educação pública, já”, que acontece entre os dias 6 de novembro e 6 de dezembro. O objetivo é ampliar o debate sobre a educação no país e buscar o apoio da população para denunciar a precariedade que atinge o setor e cobrar mais investimentos por parte do governo federal.

A pergunta do Plebiscito será: “Você é a favor do investimento de 10% do PIB para Educação Pública Já?” As alternativas de resposta serão Sim ou Não.

Uma segunda pergunta também será colocada na cédula de votação. Para as fábricas, a pergunta é: “Você é a favor da construção de creches públicas, gratuitas e de qualidade em tempo integral?”. Nas escolas, a pergunta é “Você é a favor de que o Governo Federal crie a Universidade Federal do Vale do Paraíba?”.

O Plano Nacional de Educação (PNE), que está em elaboração pelo governo, prevê investimento de 7% até 2015. Contudo, segundo o Movimento Auditoria Cidadã da Dívida, a previsão hoje é que o governo invista apenas 2,92% em educação este ano. Em 2009, foram repassados 2,89% do orçamento da União ao setor.

A campanha regional já está com o calendário definido para esta primeira fase: de 8 a 11 de novembro, serão coletadas assinaturas na Praça Afonso Pena, sempre das 9h às 13h. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região vai levar urnas às fábricas. Até o momento , o calendário prevê a coleta de votos entre os dias 21 e 25 na zona sul, e nos dias 23 e 24 na General Motors.

Também serão colocadas urnas na sede e subsedes do Sindicato, nos seguintes endereços:
Sede – Rua Maurício Diamante, 65 – Centro
Subsede Chácaras Reunidas - Rua Monte Azul, 924
Subsede Jacareí - Rua José de Medeiros, 80 – Centro
Subsede Caçapava - Av. Cel. Alcântara, 500 – Centro
CSP-Conlutas – Rua Mauricio Diamante, 68 – Centro

O movimento estudantil também levará urnas para escolas. Além disso, haverá um ato unificado de todas as entidades no próximo dia 10, às 10h, na Praça Afonso Pena e uma aula pública sobre o assunto, no dia 24, também na Praça Afonso Pena.
As entidades participantes são: CSP-Conlutas, Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, Sindicato dos Correios, Admap (Associação Democrática dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas), MUST, Oposição Alternativa, OJE (Organização dos Jovens Estudantes) e ANEL (Associação Nacional dos Estudantes – Livre).

“A educação tem de ser prioridade para o país. É um direito de todos e que não pode ser menosprezado pelo Governo Federal. O que vemos hoje é que grande parte do PIB é destinada para pagar juros e amortizar a dívida pública. Não vamos mais aceitar essa distorção. Vamos exigir 10% para educação já”, afirma o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos José Donizetti de Almeida.

 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®