Sábado, dia 12 07/11/2011 | 12:01

Seminário discute luta por creches públicas e gratuitas

O evento será realizado das 9h às 17h, na sede do Sindicato.

O Movimento Mulheres em Luta realiza neste sábado, dia 12, o seminário "Movimentos sociais na luta por creches". O evento será realizado das 9h às 17h, na sede do Sindicato.

Todas as metalúrgicas estão convidadas. No encontro, que também reunirá trabalhadoras de várias categorias e de movimentos sociais, vamos discutir um projeto de construção de creches na cidade, com base nas necessidades das mulheres trabalhadoras. A ideia é apresentá-lo para a Prefeitura e exigir que o projeto seja efetivado o mais rápido possível.

Em reunião com o prefeito Eduardo Cury, no mês de outubro, o Sindicato apresentou a pauta específica dos metalúrgicos à Prefeitura. A construção de creches foi um dos principais pontos discutidos. Cury solicitou que o Sindicato apresente a lista de bairros onde há demanda.

As mulheres metalúrgicas, através das mobilizações da Campanha Salarial obtiveram a importante conquista de ampliação do auxílio creche. No entanto, isso ainda não garante creches públicas, gratuitas e de qualidade para todos os filhos e filhas da classe trabalhadora, o que é um dever do poder público.

"Nem é preciso dizer o quanto o déficit de vagas em creches públicas dificulta a vida das trabalhadoras. Diariamente as mulheres são obrigadas a deixar seus filhos sob o cuidado de parentes, vizinhas ou babás, tendo de gastar, no mínimo, R$ 200 por mês", explica a diretora do Sindicato Rosângela Calzavara.

"A creche é um dever do Estado e um direito das trabalhadoras. Nossa luta também é para que o atendimento seja em período integral. Chamamos todas as metalúrgicas a participarem e fortalecer essa mobilização", disse.

A luta por creche também será encaminhada juntamente com a Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública. As mulheres estarão junto com trabalhadores e estudantes todo o país colhendo muitos votos no Plebiscito Nacional da Campanha, afinal para ter creches públicas com qualidade, precisamos de investimento de verdade!

Creche é um direito
A Constituição de 1988 entende a educação infantil, que inclui as creches, como parte da educação básica. No entanto, a maioria dos municípios direciona a maior parte dos recursos para o ensino fundamental, deixando de lado os investimentos na educação infantil. Dados do Censo Escolar de 2009 e do IBGE apontam que, atualmente, apenas 16,91% das crianças de 0 a 3 anos frequentam a educação infantil. É um número baixo, já que o Plano Nacional da Educação 2001-2010 tinha como meta uma taxa de 50%. Estima-se que 10 milhões de crianças de 0 a 3 anos não têm acesso a creches.