Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Mobilização 12/08/2019 | 13:31

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Esta terça-feira será dia de luta em defesa da educação e aposentadoria

Em São José, ato acontece à 17h, na Praça Afonso Pena.

Os trabalhadores e estudantes vão voltar às ruas, nesta terça-feira (13), para lutar contra os ataques do governo de Jair Bolsonaro (PSL). O Dia Nacional de Lutas e Greves ocorrerá em todo o país e será mais um grito contra os cortes de verba na educação, a reforma da Previdência e demais ataques às liberdades democráticas.

Em São José dos Campos, o Sindicato organizará assembleias nas fábricas para mobilizar os trabalhadores contra a proposta de mudança na lei da aposentadoria. Mais tarde, às 17h, um ato unificado ocorrerá na Praça Afonso Pena, reunindo trabalhadores de diversas categorias e estudantes.

Inicialmente chamado como um dia nacional de greves e atos pela Educação, a data foi incorporada por todas as centrais sindicais, incluindo a CSP-Conlutas, sindicatos de outras categorias e movimentos sociais. Este será o terceiro “tsunami” da educação, dando continuidade às lutas dos dias 15 e 30 de junho.

Manobra suja
Para conseguir aprovar a reforma da Previdência, o governo recorreu a um jogo sujo. Somente para a votação do segundo turno na Câmara dos Deputados, foram liberados R$ 3 bilhões em emendas parlamentares. O governo usou essa manobra para convencer os deputados a votarem a favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Previdência.

Dessa verba, quase um bilhão de reais é proveniente do Ministério da Educação (MEC) e estavam bloqueados pelo governo. Desde que assumiu o poder, Bolsonaro tem atacado o MEC constantemente.

Já foram R$ 6 bilhões em cortes que afetam desde a educação básica até as universidades públicas. Com a crise instalada nas instituições de ensino superior, o governo lançou o programa Future-se, que nada mais é do que uma tentativa de privatização do setor. Este plano do governo também está na mira dos protestos.

Após a aprovação pela Câmara dos Deputados, a PEC da Previdência segue agora para votação no Senado.

“A luta pela educação e contra a reforma da Previdência é uma só. Nesta terça-feira, os estudantes e os operários mais uma vez vão mostrar que não aceitarão calados os ataques de Bolsonaro. Vamos fortalecer as mobilizações para que seja possível uma nova Greve Geral”, afirma o presidente do Sindicato Weller Gonçalves.

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®