Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Reunião no sábado 31/10/2011 | 14:30

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Conselho de Representantes discute tarefas do período

Foram discutidos temas como a campanha salarial no setor aeronáutico, plebiscito da educação e boicote de funcionários

As lutas da categoria e as tarefas do próximo período foram discutidas na reunião do Conselho de Representantes do Sindicato, no último sábado. A reunião contou com a presença de cerca de 80 metalúrgicos (as).

A intensificação da Campanha Salarial no setor aeronáutico, começando com uma grande assembleia na Embraer nesta terça-feira; a realização do Plebiscito Nacional sobre os 10% do PIB para a Educação em toda a categoria; a greve dos funcionários do Sindicato e o início do processo das eleições do Sindicato foram os principais temas discutidos.

No momento em que a maior parte da categoria já fechou acordo após uma Campanha Salarial vitoriosa, o Conselho de Representantes definiram que a partir desta semana a pressão é total no setor aeronáutico, que ainda segue sem acordo.

A luta é para que os trabalhadores do setor também conquistem aumento real e as demais reivindicações, como a antecipação da data-base de novembro para setembro.

Outra luta discutida e definida pelos conselheiros foi sobre o Plebiscito dos 10% do PIB para a Educação Pública, já!

O Sindicato, juntamente com a CSP-Conlutas e outras entidades, participará na coleta de votos do plebiscito nacional, que acontecerá de 6 de novembro a 6 de dezembro.

Eleições sindicais
A reunião do Conselho de Representantes discutiu o início do processo eleitoral no Sindicato. Em 2012, acontecerão as eleições para a diretoria que ficará no comando da entidade na gestão 2012-2015.

O primeiro passo é a eleição da Comissão Eleitoral, responsável pela condução de todo o pleito. Os conselheiros definiram a realização de uma grande assembleia no dia 7 de dezembro para eleger esta Comissão.

Greve dos funcionários
Os conselheiros discutiram o boicote de parte dos funcionários do Sindicato, iniciado na semana passada em meio à Campanha Salarial da categoria metalúrgica.

Foi discutida a proposta feita aos funcionários, que previa 10% de reajuste retroativo a setembro, mudança na data-base a partir de 2012, de setembro para novembro, e antecipação da inflação de setembro/11 e outubro/11 (cerca de 1% a mais).

Entendendo que essa proposta é superior ao que foi conquistado por um amplo setor da categoria, e apesar deste momento em que os metalúrgicos têm sofrido vários ataques como o confisco de 30% da arrecadação por conta do Interdito Proibitório da Embraer e o PDV (Plano de Demissão Voluntária) na GM, o Conselho de Representantes referendou a proposta salarial aos funcionários apresentada pelo Sindicato.

Moções
Os conselheiros votaram duas moções de apoio durante a reunião. Foi votado todo apoio aos estudantes da USP que têm sofrido forte repressão da Polícia Militar e do governo do Estado.

Diante dos ataques dos governos europeus aos direitos históricos dos trabalhadores e às condições de vida da população, o Conselho também votou repúdio aos pacotes de austeridade que vêm sendo anunciados e apoio às mobilização de jovens e trabalhadores dos países da Europa.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2018 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®