Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Luta sindical 11/07/2019 | 13:39

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Greve histórica de metalúrgicos da Bundy completa 30 anos

Celebração no próximo sábado (13) relembrará data

Para reivindicar reajuste salarial e melhores condições de trabalho, os metalúrgicos da Bundy (atual TI Automotive) fizeram história. Uma greve que durou 27 dias marcaria para sempre a luta dos trabalhadores em São José dos Campos. O fato será relembrado, neste sábado (13), em um ato político organizado pelo Sindicato.

Tudo começou durante a Campanha Salarial de 1989. Na época, as campanhas aconteciam duas vezes ao ano, o país passava por um momento de hiperinflação e o governo de José Sarney apresentava diversos planos econômicos.

No dia 10 de outubro, cerca de 1300 trabalhadores da Bundy entraram em greve. As reivindicações eram de 120% de reajuste salarial e outros direitos. As condições de trabalho na fábrica eram precárias e os trabalhadores não aguentavam mais tantos abusos.

Passados 20 dias do início da greve, que já era de ocupação, houve uma repressão violenta por parte da Polícia Militar. Convocada pela empresa, a PM entrou na fábrica enquanto os companheiros dormiam. Os trabalhadores foram surpreendidos com gás lacrimogêneo, cães e cassetetes. Dezenas ficaram feridos, inclusive, dois jornalistas que cobriam o fato. Um deles teve a câmera fotográfica confiscada pela PM.

Mesmo após toda violência, os trabalhadores seguiram firmes na luta. Montaram acampamento do lado de fora da fábrica e permaneceram por mais sete dias em greve. E foram vitoriosos, com a conquista de um reajuste salarial de 85%, abono e aumento do piso.

“Durante os 27 dias de luta, ficou evidente que com a união dos trabalhadores é possível conquistar direitos. Até hoje os companheiros da TI Automotive vão à luta e se mobilizam sempre que seus direitos não são respeitados. Este é um importante legado deixado pelos companheiros que participaram daquela greve”, afirma o diretor do Sindicato Emerson de Lima.

Ato vai celebrar os 30 anos
Neste sábado (13), o Sindicato vai organizar um ato político para celebrar os 30 anos da greve na Bundy. Serão relembrados os fatos e homenageados os companheiros que lutaram, resistiram e fizeram história. O ato acontece na subsede do Sindicato no Chácaras Reunidas (Rua Monte Azul, 924), às 10h. No final haverá uma confraternização.

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®