Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Conselho de Representantes 31/10/2011 | 10:35

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Metalúrgicos vão colher votos no plebiscito sobre educação

No Conselho de Representantes, metalúrgicos decidiram que vão organizar campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública

A Campanha pelos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a Educação Pública foi um dos temas discutidos na reunião do Conselho de Representantes do Sindicato, no último sábado. Os metalúrgicos decidiram que vão organizar e colher votos para o plebiscito na categoria.

Organizada pela CSP-Conlutas e várias entidades dos movimentos sindical e social, a Campanha pelos 10% do PIB para a Educação será realizada em todo o país, de 6 de novembro a 6 de dezembro.

A pergunta: “Você concorda com o investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) na Educação Pública, já?” será feita em um plebiscito em todos os cantos do Brasil. O objetivo é dialogar com os trabalhadores e sensibilizá-los para a necessidade de aumentar imediatamente os recursos destinados pelos governos à educação pública.

Por que 10% PIB para a educação, já?
A situação do ensino no país é caótica. O Brasil tem o maior índice de analfabetismo da América Latina (9,7%) além dos 30% de analfabetismo funcional. Os professores recebem uma miséria e realizaram greve em todo o país. As creches públicas ainda são miragens inatingíveis para as famílias pobres. As universidades privadas concentram 74% das vagas no país, enquanto as universidades públicas são sucateadas.

Essa situação não é falta de recursos. O governo tem dinheiro. O que acontece é que destinou 49,15% de tudo que arrecadou em impostos e taxas em 2011 para pagar a Dívida Pública, uma dívida que já foi paga inúmeras vezes e só serve para encher os bolsos de banqueiros e especuladores. Isso é mais que 16 vezes o que destina à educação pública.

"Seria possível ter Educação pública, gratuita e de qualidade em todo o país, se o governo não tivesse essa relação submissa com os bancos e especuladores, pagando uma dívida que já foi paga inúmeras vezes", afirma o diretor Luiz Carlos Prates, o Mancha.

"Vamos realizar uma grande campanha na categoria metalúrgica, para esclarecer aos trabalhadores a importância desta campanha mobilizar todos para que se somem a essa luta", disse Mancha.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2018 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®