Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Reunião com o Sindicato 28/10/2011 | 15:18

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Governo diz que vai chamar GM para questionar PDV

Sindicato participou de duas reuniões em Brasília nesta quinta, em que cobrou posição do governo frente demissões na GM

Nesta quinta-feira, dia 27, o Sindicato participou de duas reuniões em Brasília e ouviu o compromisso do governo de que a direção da GM será procurada para discutir o PDV (Programa de Demissão Voluntária) aberto na última semana.

No período da manhã, o presidente do Sindicato, Vivaldo Moreira Araújo e o diretor do Sindicato, José Dantas Sobrinho, estiveram em reunião com o assessor da Secretaria Geral da República, José Lopes Feijóo. O assessor afirmou que vai procurar a GM para questionar a abertura do PDV e o preenchimento dessas vagas.

“Até mesmo Feijóo concordou que as montadoras, e em especial a GM, não têm motivos para demitir os trabalhadores”, afirmou Vivaldo. “As montadoras têm ganhado muito e, após as medidas de isenções e incentivos fiscais que a presidente Dilma tomou, o mínimo que devem fazer é garantir a estabilidade no emprego dos trabalhadores”, afirmou Vivaldo.

No período da tarde, a reunião foi com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. O ministro também reforçou o compromisso de Feijóo e afirmou que vai procurar a direção da GM para tratar do tema.

O Sindicato apresentou exigências, que foram discutidas e aprovadas em assembleias com os trabalhadores da GM:
- Fim das demissões;
- Estabilidade no emprego para todos os trabalhadores;
- Manutenção dos postos de trabalho, com o mesmo nível salarial;
- Fim de perseguições e assédio moral contra os lesionados;
- Nenhum incentivo ou isenção fiscal para empresas que demitirem.

Na reunião com Lupi foram abordados ainda a redução da jornada de trabalho, o direito de eleger Delegados Sindicais em todas as empresas e as posturas antisindicais que algumas empresas têm tomado.

Para entender
A GM de São José dos Campos abriu na última semana um PDV para os 8.907 trabalhadores da planta da cidade.

O PDV na GM, que inicialmente se encerraria no dia 21 de outubro, foi estendido até o dia 31 deste mês. Nesta segunda etapa, intensificou-se a pressão da empresa principalmente para que trabalhadores lesionados (portadores de doença ocupacional) aderissem ao programa.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®