Novas linhas 19/03/2019 | 15:23

GM anuncia investimentos para a fábrica de São José dos Campos

Montadora fez anúncio em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes

A General Motors anunciou, nesta terça-feira (19), o investimento de R$ 10 bilhões no estado de São Paulo. Uma parte deste valor será destinada à renovação das linhas de produtos na unidade de São José dos Campos e a manutenção da produção na cidade.

O anúncio foi feito no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, pelo presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga. Também participou da cerimônia o governador João Dória (PSDB).

O Sindicato foi representado pelo vice-presidente Renato Almeida e pelo diretor Valmir Mariano.

O anúncio desse investimento contempla uma das condições do acordo sindical aprovado soberanamente pelos trabalhadores de São José, em assembleia no mês de fevereiro. A montadora havia anunciado em janeiro deste ano que planejava encerrar suas atividades no Brasil.

“A expectativa agora é que a GM implemente os investimentos anunciados e garanta os empregos na fábrica. O Sindicato vai lutar não só pela manutenção dos empregos, mas também pela estabilidade e abertura de novos postos de trabalho”, afirma Renato Almeida.

Leia abaixo a nota divulgada pelo Sindicato para a imprensa:

Nota do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos /CSP-Conlutas

A General Motors anunciou nesta terça-feira (19), o investimento de R$ 10 bilhões no Brasil. Uma parte deste valor será destinada à renovação das linhas de produtos na unidade de São José dos Campos (SP) e a manutenção da produção na cidade.

O anúncio desse investimento contempla uma das condições do acordo sindical aprovado soberanamente pelos trabalhadores de São José, em assembleia no último mês de fevereiro.

Reafirmamos aqui a nossa discordância com o plano de reestruturação que vem sendo aplicado pela montadora no mundo todo, em que busca aumentar sua lucratividade à custa do fechamento de plantas, demissões e redução de direitos.

Esperamos que seja garantida estabilidade no emprego a todos os atuais funcionários da empresa. Não faz nenhum sentido a empresa receber benefícios fiscais do Estado - dinheiro que deixa de ser investido na saúde e educação-, com o argumento de geração de emprego, e permitir ao mesmo tempo o desligamento de trabalhadores da fábrica. É inaceitável também que o acordo sirva para baratear o custo de demissões.

Manifestamos, mais uma vez, em um momento que se propagam vários ataques às conquistas dos trabalhadores em várias empresas, a necessidade de uma luta e organização unificadas dos trabalhadores de todas as montadoras no país em busca da viabilização de um Acordo Coletivo Nacional que garanta os direitos dos trabalhadores.

São Paulo, 19 de março de 2019