Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Carnaval 02/03/2019 | 14:31

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Com crítica à reforma da Previdência, Acorda Peão faz seu 21º desfile

600 pessoas participaram do bloco

O desfile do Bloco Acorda Peão agitou o carnaval de São José dos Campos, neste sábado (2), levando 600 pessoas pelas ruas do centro da cidade. Esta foi a vigésima primeira edição do bloco que traz para a folia críticas sociais e temas políticos em seu samba-enredo.

A população que andava pelo centro da cidade se uniu ao desfile, que começou às 10h, na Rua Francisco Paes, seguiu pelas ruas XV de novembro e Sebastião Humel e voltou para o ponto inicial. A folia terminou por volta do meio dia.

Com o nome de Reforma pra Que(m)?, a composição escolhida para embalar o bloco criticou a reforma da Previdência, que ameaça a aposentadoria de milhões de brasileiros. O tema foi representado por um carro alegórico que simulava uma carruagem em que os trabalhadores puxavam os políticos e militares, considerados privilegiados.

Também não faltaram críticas aos ministros do novo governo, em especial Damares Alves, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Durante todo o desfile os homens utilizaram a camisa do bloco na cor rosa, já as mulheres desfilaram de azul.

O ato ocorreu em contraposição à frase polêmica e sexista proferida pela parlamentar no início do ano: “menina veste rosa, menino veste azul”.

Usando chapéus cor de laranja, a bateria também lembrou o caso de Fabrício Queiroz, motorista do senador Flavio Bolsonaro (PSL). Atualmente, Queiroz é investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, suspeito de movimentar mais de R$ 1 milhão, em 2018, em prol de Flávio, filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

República das bananas
Entre as alegorias que mais chamaram a atenção, está o carro que representou uma barraca de feira em que se vendia as principais empresas brasileiras “à preço de banana”. Petrobras, Eletrobras e a Embraer estavam entre as “mercadorias” que eram compradas por um passista fantasiado de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

Mulheres no samba e na luta
Com a proximidade do Dia Internacional de Luta da Mulher (8 de março) o Acorda Peão também lembrou a luta das mulheres contra o machismo em seu samba-enredo. Pelo terceiro ano consecutivo, o bloco contou com a participação da bateria do Bloco Sô Fia da Vida, formada só por mulheres.

“O bloco Acorda Peão mais uma vez foi um sucesso nas ruas de São José dos Campos, protestando com irreverência contra esta reforma da Previdência que o governo quer fazer e que na verdade vai prejudicar os mais pobres. O Acorda Peão é um grito contra as reformas, viva o Acorda Peão”, afirma o vice-presidente do Sindicato Renato Almeida.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®