Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Nota oficial 26/02/2019 | 14:02

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Venda da Embraer para a Boeing é crime contra o país

Acionistas aprovam entrega, mas Sindicato vai entrar com recurso

A venda da Embraer para a norte-americana Boeing, aprovada nesta terça-feira (26), em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) dos acionistas, é um crime contra o país e coloca sob ameaça milhares de empregos, a indústria aeronáutica e a soberania do país no setor.

A própria AGE ocorreu em um ambiente irregular e, por isso, será questionada na Justiça pelos sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos, Araraquara e Botucatu. As entidades entrarão com recurso contra a decisão da presidente do Tribunal Regional Federal – 3ª. Região, Therezinha Cazerta, responsável por ter cassado a liminar que suspendia a AGE.

A juíza chamou para si uma decisão que obrigatoriamente deveria ser tomada pelo desembargador Souza Ribeiro, que já havia sido sorteado para julgar o caso Boeing – Embraer. A medida adotada pela juíza é inconstitucional. Com base nesse fato, os sindicatos pedirão a suspensão dos efeitos da AGE.

Também chama a atenção o fato de o Governo Federal, que poderia vetar a venda, não ter participado da assembleia. Foi a Advocacia Geral da União (AGU) quem pediu a revogação da liminar que suspendia a assembleia dos acionistas – assim, o governo poderia se manifestar sobre o uso da golden share. Entretanto, a Embraer só notificou o governo sobre a realização da AGE meia hora antes de seu início, o que pode explicar sua ausência na votação.

Assim como a assembleia, todo o processo de venda da Embraer vem cercado de fatos que merecem ser questionados nos tribunais. A denúncia de que a operação é um crime lesa-pátria sustenta-se em fatos reais. O Brasil deixará de pertencer a um seleto grupo de países com domínio de todas as etapas da construção de aviões. Este conhecimento, que vinha sendo acumulado desde 1969, ano de fundação da Embraer, passará para as mãos da norte-americana.

Também passará para a Boeing o poder de decidir sobre o futuro da Embraer e de todos os trabalhadores. Se a norte-americana decidir não trazer novos modelos para o Brasil nos próximos cinco ou dez anos, será o fim da Embraer – pelo simples fato de não ter aviões a serem construídos.

Ato contra a venda
Durante a AGE, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos realizou um ato contra a venda da Embraer, em frente à sede da fábrica. Participaram diversas entidades sindicais, movimentos populares e partidos – todos com o propósito de denunciar o crime que estava em andamento na sala destinada à AGE.

 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®