Assembleia 06/02/2019 | 10:00

Trabalhadores votam proposta da GM nesta quarta-feira

Sindicato se mantém na defesa dos direitos e empregos

Os trabalhadores da General Motors de São José dos Campos votarão, nesta quarta-feira (6), a proposta apresentada pela montadora na última rodada de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos. A assembleia será unificada, a partir das 14h30.

A proposta é resultado de seis rodadas de negociação, sendo que a última aconteceu na segunda-feira (4). Nas primeiras reuniões, a GM propôs 28 cláusulas de flexibilização e retirada de direitos como condição para viabilizar novos projetos para a fábrica de São José dos Campos. Agora, a proposta caiu para 10 cláusulas.

Na última sexta-feira (1º), os trabalhadores chegaram a atrasar a produção por uma hora e meia em protesto pela intransigência da GM, que insistia em retirar direitos previstos no acordo coletivo dos metalúrgicos.

“Nós não concordamos com os planos de reestruturação da GM e o fechamento de fábricas. Sempre iremos defender os empregos e direitos, e a decisão final caberá aos trabalhadores”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Renato Almeida.