Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Não podemos aceitar 05/12/2018 | 11:32

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Em meio a negociações com a Boeing, Embraer demite trabalhadores

Sindicato cobra reunião para discutir cortes e estabilidade no emprego

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região protocolou, nesta terça-feira (4), um pedido de reunião com a Embraer para discutir as demissões que estão ocorrendo na fábrica.

Os cortes ocorrem desde segunda-feira (3). O Sindicato não tem números exatos, mas estima que, nos últimos três dias, tenham sido demitidos mais de 40 trabalhadores nas unidades Eugênio de Melo e Faria Lima.

A reunião tem como objetivo esclarecer o motivo das dispensas e cobrar da empresa estabilidade no emprego. Os cortes estão gerando clima de apreensão entre os trabalhadores e ocorrem no momento em que avançam as negociações de venda da Embraer para a Boeing.

“Acreditamos que as demissões estejam ocorrendo em função do avanço das negociações de venda. Não é novidade que a fabricante norte-americana espera comprar uma empresa mais enxuta. Não podemos aceitar demissões por este motivo”, afirma o diretor do Sindicato Herbert Claros.

A direção da Embraer ainda não deu retorno para o pedido de reunião.

Campanha Salarial
O Sindicato também realizou uma assembleia, nesta quarta-feira, para discutir Campanha Salarial. Os trabalhadores pedem aumento real de salários, abono e renovação das cláusulas sociais que garantem direitos retirados pela reforma trabalhista.

A data-base é 1º de setembro, mas a Embraer está enrolando nas negociações e ainda não atendeu a reivindicação da categoria. A fabricante é representada pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) na Campanha Salarial.

“As negociações já duram dois meses, mas a empresa segue intransigente em conceder reajuste apenas pela inflação. Se a Embraer não avançar nas negociações, vai ter mobilização”, afirma André Luiz Gonçalves, diretor do Sindicato.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®