Outras categorias 21/10/2011 | 11:09

Trabalhadores fazem greve contra privatização de aeroportos em SP e no DF

Governo Dilma quer entregar gestão de aeroportos à iniciativa privada

Trabalhadores de aeroportos brasileiros fazem o segundo dia de mobilização nesta sexta-feira, dia 21. O movimento é contra a proposta do governo Dilma de privatizar os aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Viracopos (Campinas, SP).

A greve, de 48 horas, já foi alvo da repressão do governo Dilma, que tentou impedir na Justiça do Trabalho a sua realização. A paralisação, que ocorre nestes três aeroportos, está trazendo atrasos em voos e no despacho de encomendas.

Na capital federal, os grevistas realizaram mobilizações em frente ao setor de desembarque, durante todo o dia, alertando à população para os riscos da privatização.

O leilão que entregará a administração dos aeroportos à iniciativa privada está previsto para dezembro e não há garantia contra demissões. “As empresas terão total autonomia administrativa, inclusive, para demitir. Nossos empregos correm risco”, disse Francisco Barros, diretor do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) à agência Carta Maior.

Política neoliberal
Com a justificativa de melhorar a gestão dos aeroportos para a Copa do Mundo, o governo Dilma quer privatizar, contradizendo inclusive uma promessa de campanha, quando dizia que era contra privatizações.

Entregar os aeroportos nas mãos do capital privado é uma ameaça à nossa soberania. É um ataque ao povo brasileiro num país de dimensão continental como o nosso, onde o acesso às viagens aéreas, com segurança, é uma questão de integração nacional. A privatização é também uma ameaça aos empregos e condições de trabalho dos trabalhadores dos aeroportos.

Por tudo isso, não podemos aceitar! Todo apoio à luta dos companheiros dos aeroportos!