Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Campanha Salarial 08/11/2018 | 18:08

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Metalúrgicos aprovam acordo que garante direitos em 195 fábricas

Onde ainda não houve acordo, luta vai continuar

A Assembleia Geral dos metalúrgicos aprovou, nesta quinta-feira (8), as Convenções Coletivas negociadas pelo Sindicato com cinco grupos patronais. Ficaram garantidos aumento real de salários e renovação dos direitos em 195 fábricas da região.

Os metalúrgicos terão reajuste salarial de 4% retroativo a setembro mais 1% a partir de 1º de janeiro, além da renovação de todas as cláusulas sociais das Convenções Coletivas por um ano.

Com isso, estão preservados direitos históricos como a estabilidade no emprego para trabalhadores lesionados. O mais importante: a renovação protegerá as convenções coletivas contra a reforma trabalhista até setembro de 2019.

Os grupos patronais que fecharam acordo foram:

- trefilação e laminação;
- esquadrias e construções metálicas;
- equipamentos rodoviários e ferroviários;
- artefatos ferrosos;
- refrigeração.

Dentre as fábricas contempladas estão Hubner Sanfonas, Aysis, Açoport, Fadel, Qualymais e Vectra Usinagem.

Setor Aeronáutico
A assembleia também rejeitou a proposta apresentada pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que representa a Embraer e todo o setor aeronáutico nas negociações. A proposta prevê apenas a reposição da inflação do período (3,64%), sem renovação de direitos.

Na próxima semana o Sindicato irá realizar assembleias para debater o tema com os trabalhadores, que precisam estar atentos e mobilizados para ter suas reivindicações atendidas.

Autopeças e Máquinas
A assembleia também reafirmou o aviso de greve nas fábricas dos grupos de autopeças e eletroeletrônico e máquinas. O Sindicato já havia rompido as negociações com estes setores. Em fábricas como Eaton, Sun Tech, Dober e Fabaraço, as negociações estão emperradas.

“Iniciamos esta Campanha Salarial preparados para lutar pela preservação de direitos que estavam ameaçados pela reforma trabalhista e cumprimos este objetivo. Os trabalhadores responderam ao chamado do Sindicato e se mobilizaram. Temos que seguir neste caminho para fechar acordos onde as negociações ainda não terminaram”, avaliou o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2018 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®