Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

PDV 18/10/2011 | 17:06

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

General Motors abre Programa de Demissão Voluntária

Montadora quer demitir, apesar de incentivos do governo federal

A General Motors anunciou a abertura de Programa de Demissão Voluntária (PDV), em sua fábrica de São José dos Campos, a partir desta terça-feira, dia 18. A medida, segundo a empresa, seria para “adequar o nível de produção”. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, entretanto, considera que esta medida contradiz o ritmo de produção mantido pela montadora este ano.


A GM não informou ao Sindicato o número de demissões a serem concretizadas. A unidade em São José dos Campos possui cerca de 9 mil funcionários e produz os modelos Corsa, Meriva, Classic, Zafira, S10, Blazer e kits desmontados para exportação, além de motores e transmissões.

Para o Sindicato, o PDV é desnecessário e não se justifica diante dos recentes incentivos à indústria automotiva anunciados pelo Governo Federal, como o aumento de IPI para os veículos importados e redução de IPI até 2016 para os produzidos no Brasil.

Além disso, a GM já havia anunciado projetos de investimentos que devem chegar a US$ 3 bilhões até 2012 em suas fábricas no Brasil.

“A abertura do PDV pela GM mostra que as medidas de incentivo à indústria, tomadas pelo governo federal, beneficiam apenas as empresas, nunca os trabalhadores. Esse PDV só vem reafirmar nossa posição contrária a todo tipo de incentivo fiscal, que, diferente do que diz a presidente Dilma não garante emprego a ninguém”, afirma o presidente do Sindicato, Vivaldo Moreira Araújo.

Em agosto, a GM colocou 300 trabalhadores em férias coletivas, em meio a Campanha Salarial da categoria metalúrgica. “São medidas contraditórias, que não representam a realidade vivida hoje pela fábrica. A linha de produção está mantendo seu ritmo, de 850 veículos por dia. Para se ter uma ideia, trabalhadores estão sendo chamados para fazer horas extras aos sábados. Ou seja, com as demissões, haverá aumento ainda maior da produtividade”, conclui Vivaldo.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®