Dia Nacional de Paralisação 01/08/2018 | 15:37

País tem 65 milhões fora do mercado de trabalho. Dia 10, vamos protestar

enário confirma a necessidade da classe trabalhadora aderir às mobilizações convocadas pelas centrais sindicais

O Brasil tem hoje 65,6 milhões de pessoas com idade para trabalhar mas que estão fora do mercado, segundo levantamento divulgado na terça-feira (31) pelo IBGE. É um recorde da série histórica (iniciada em 2012) e representa um crescimento de 1,2% em relação ao igual período do ano passado.

Esses brasileiros não trabalham ou desistiram de procurar trabalho. Os “bicos” também chamam a atenção. Do total de 91,2 milhões de trabalhadores ocupados, 40,6% estão no mercado informal. Eles representam o desastre gerado pela reforma trabalhista, que estimula o trabalho sem carteira e a destruição dos contratos pela CLT.

O cenário confirma a necessidade da classe trabalhadora aderir ao Dia Nacional de Paralisação e Manifestações, no dia 10, convocado por todas as centrais sindicais, inclusive a CSP-Conlutas. Haverá atos, assembleias e manifestações em todo o país, nas ruas e nas fábricas.

Entre as bandeiras a serem levantadas neste dia está a defesa do emprego e a exigência da revogação da reforma trabalhista e do arquivamento da reforma da Previdência.

“Os trabalhadores estão sendo penalizados, dia a dia, com perda de direitos e de emprego. O governo Temer e o Congresso Nacional estão jogando pesado contra a classe trabalhadora. Estamos em um momento em que é fundamental o fortalecimento das lutas rumo à construção de uma nova Greve Geral. Os metalúrgicos de nossa região darão exemplo no dia 10”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

© 2018 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®