Corrupção 05/07/2018 | 12:50

Ministro do Trabalho pede demissão, após afastamento por fraudes

Investigações atingem o PTB e a Força Sindical

atualizado às 10h30, do dia 06/07/2018

O ministro do Trabalho, Helton Yomura, pediu demissão do cargo ontem (5), após ter sido comunicado da decisão do STF que o obrigou a se afastar da pasta. Ele havia sido afastado por suspeitas de envolvolvimento em um esquema de cobrança de propinas e apoio político em troca da concessão de registros sindicais.

Para o lugar dele, o presidente Michel Temer anunciou a nomeação de Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil, que irá acumular os cargos. Padilha já foi citado como suspeito de envolvimento com casos de crime ambiental, suspeita de escravidão, grilagem de terras.

Suspensão

A suspensão foi determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a pedido da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República, por conta das investigações da operação “Registro Espúrio”.

Segundo a PGR, "os investigados utilizam rotineiramente os cargos para viabilizar a atuação da organização criminosa e para solicitar tratamento privilegiado a processos de registros sindicais".

O PTB e o Solidariedade, partidos que controlam o ministério, além da Força Sindical, estão no centro das apurações. Na fase anterior da operação, a PF já havia realizado buscas no apartamento da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do presidente nacional do partido, Roberto Jefferson. Ambos são padrinhos políticos de Yomura.

“Isso mostra o quanto é nocivo o envolvimento de entidades sindicais com o governo. A CSP-Conlutas e o nosso Sindicato defendem a total independência em relação ao governo e aos patrões”, disse o presidente do sindicato, Weller Pereira.

© 2018 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®