Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Recomendação do MPT 06/06/2018 | 09:30

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Governo é alertado para que aviões da Embraer sejam montados no Brasil

Notificação também recomenda que nível de emprego seja mantido

O risco de demissão em massa na Embraer provocado pela possível venda para a Boeing está deixando o Ministério Público do Trabalho (MPT) em alerta.

O Ministério da Defesa recebeu, no dia 21 de maio, uma notificação do MPT recomendando que a montagem final dos aviões da Embraer seja feita no Brasil e que o nível de emprego da companhia brasileira seja mantido.

Trump quer beneficiar EUA
O documento cita a exigência do governo norte-americano para que a Boeing aumente o número de postos de trabalho nos Estados Unidos, o que colocaria em risco empregos dos trabalhadores no Brasil.

O MPT cita a denúncia feita pelo Sindicato sobre o fechamento de vagas na Embraer, caso a venda se concretize.

“Verificou-se a prática de atos que podem gerar sensível redução de postos de trabalho da Embraer, ou até mesmo o encerramento de suas unidades produtivas no Brasil”, diz um trecho da notificação.

Cade também deve explicações
Além disso, o MPT notificou, nesta segunda-feira (4), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que dê informações sobre as negociações entre Boeing e Embraer e quais medidas seriam tomadas em caso de demissões.

Uma reportagem publicada dia 1º pelo Jornal DCI traz informações extraoficiais de que cerca de 7 mil funcionários seriam transferidos e que “os 10 mil restantes ficariam na Embraer, que abriria Plano de Demissão Voluntária para cortar mais de 3 mil empregos”, diz a reportagem.

“O governo não pode se omitir neste momento em que milhares de empregos podem ser perdidos. É preciso barrar essa venda na íntegra. O Brasil só tem a perder”, afirma o diretor do Sindicato Herbert Claros.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®