Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Absurdo 13/04/2018 | 15:28

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Governo federal e planos privados de saúde articulam fim do SUS

Proposta foi apresentada em Fórum empresarial

Representantes do Governo Federal e da Federação Brasileira de Planos de Saúde defenderam, na terça-feira (10), a transferência de verbas do SUS (Sistema Único de Saúde) para criação de um novo sistema privado de atendimento à população. A proposta foi repudiada por sociedades médicas e sindicatos que defendem o atendimento gratuito para todos.

A ideia foi apresentada durante o “1º Fórum Brasil – Agenda Saúde: a ousadia de propor um novo sistema de saúde”, que contou com a participação de operadoras privadas, Ministério da Saúde, deputados e senadores.

Na prática, a proposta visa acabar com o SUS por meio da transferência de recursos para um novo sistema privado.

Segundo o deputado federal Espiridião Amin (PP), a justificativa para tal transferência estaria no fato do SUS ser “um projeto comunista cristão”.

A proposta do Novo Sistema de Saúde foi apresentada pelo ex-ministro do governo Collor e atual deputado federal Alceni Gerra (DEM). A meta, segundo ele, seria garantir atendimento à metade da população que hoje é usuária do SUS.

Em nota oficial, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) afirmou que “fazer um sistema de saúde a partir dos planos de saúde, como ocorre nos Estados Unidos, prejudica os mais pobres, que passam a morrer por não terem dinheiro para tratamento”.

A proposta também foi repudiada pelo Conselho Estadual de Saúde de Goiás e pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência (Sintfesp).

Não à privatização
O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, que vem sofrendo com sucessivos cortes orçamentários, sobretudo após a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 55, que congela por 20 anos o orçamento público.

“A estratégia do governo é deixar o SUS cada vez pior para depois privatizar o serviço. Defendemos o sistema público e gratuito, que precisa de mais verbas e de melhor gestão, para atender a toda população com qualidade”, afirma a diretora do Sindicato Luciene da Silva.

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2018 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®