Absurdo 06/12/2017 | 11:44

Após reforma trabalhista, universidade demite 1.200 professores para contratar intermitentes

Estácio de Sá vai substituir atuais profissionais por outros com menores salários e direitos

Passado quase um mês da entrada em vigor da reforma trabalhista, a Universidade Estácio de Sá anunciou, nesta terça-feira (5), a demissão de 1.200 professores em todo país e contratação de novos profissionais em regime de trabalho intermitente, a partir do próximo mês.

Segundo comunicado da empresa, o grupo “lançará mão de um cadastro reserva de docentes para atender possíveis demandas nos próximos semestres, de acordos com as evoluções curriculares”.

A prática, que representa uma precarização escancarada, está amparada pela nova lei trabalhista, que formalizou o trabalho intermitente, permitindo que as empresas criem um banco de funcionários que podem ser acionados quando houver demanda. O pagamento é feito por hora trabalhada.

Na prática, a Estácio está demitindo trabalhadores que recebem salário mensal integral para contratar outros que terão pagamento proporcional ao tempo dedicado.

Ao todo, a Estácio conta com um quadro de 10 mil docentes. A nova CLT determina um intervalo de 18 meses para que os mesmos profissionais sejam recontratados pelo regime intermitente.

"É um completo absurdo o que estamos vendo pelo Brasil em relação à reforma trabalhista de Temer e desse Congresso corrupto. Nos solidarizamos a todos os trabalhadores da Estácio de Sá e cremos que só a luta e união da classe trabalhadora poderão frear essas investidas. Defendemos a revogação da reforma trabalhista imediatamente", disse o diretor do Sindicato Weller Gonçalves.

© 2017 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®