Em São José dos Campos 16/11/2017 | 10:28

Mulheres farão ato contra a PEC do estupro nesta quinta-feira

Protesto será na Praça Afonso Pena

Seguindo a onda de protestos nacionais, mulheres de São José dos Campos realizam um protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 181, que criminaliza o aborto em caso de estupro. O ato será nesta quinta-feira (16), às 17h, na Praça Afonso Pena.

Milhares de manifestantes foram às ruas das principais cidades do país, na segunda-feira (13), para protestar contra mais esse ataque aos direitos das mulheres.

A PEC 181, que originalmente propunha ampliar a licença-maternidade para casos de nascimento prematuro, foi transformada em uma PEC para atacar o direito ao aborto em caso de estupro, previsto em lei e garantido gratuitamente no serviço público.

De autoria do deputado Jorge Mudalen (DEM), a proposta foi apelidada de Cavalo de Troia.

A PEC já foi aprovada em comissão especial e agora segue para votação no plenário da Câmara.
Se for aprovada, vai transformar a vida das mulheres vítimas de estupro em uma tortura constante ao obrigá-las a conviver com o fruto de uma violência.

Não é a primeira vez que essa legislatura da Câmara tenta retirar a permissão do aborto em caso de estupro. Em 2015, o então deputado Eduardo Cunha já havia proposto um projeto de lei com o mesmo objetivo. A proposta gerou uma onda de protestos com o mote “Cunha sai, pílula fica”. A força dos protestos interrompeu a tramitação do projeto na Câmara.

“Não podemos permitir que esse retrocesso seja aprovado. Nossa mobilização já barrou outras propostas que, na prática, proibiam o aborto em caso de estupro. Vamos às ruas novamente contra esse ataque”, afirma a diretora do Sindicato Marina Leite de Arantes Sassi.