Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

No domingo! 14/11/2017 | 16:54

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Marcha das Periferias marca comemorações do Dia da Consciência Negra

Evento irá ocorrer a partir das 10h, no Centro de Cultura do bairro Dom Pedro, na zona sul

A luta contra o racismo e violência sofrida pelo povo negro no Brasil dará o tom às comemorações do Dia da Consciência Negra, em São José dos Campos.

Em sua terceira edição na cidade, o evento Marcha das Periferias acontece no domingo (19), a partir das 10h, no Espaço de Cultura do bairro Dom Pedro, na zona sul.

Organizado pelo Fórum de Lutas do Vale do Paraíba, Movimento Quilombo Raça e Classe e pelos partidos PSTU e PSOL, o evento pretende chamar a atenção do poder público e da população para os principais problemas enfrentados pelos negros no Brasil.

Entre as reivindicações da Marcha está o fim do genocídio da juventude negra e da periferia. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras. Isso faz com que um homem negro tenha quatro vezes mais chance de sofrer um assassinato do que um branco.

Os negros também são as principais vítimas da violência policial e possuem o dobro de chance de serem agredidos pela Polícia Militar.

Homenagem a Zumbi
Os manifestantes reivindicam que o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) seja feriado municipal em São José dos Campos e Jacareí. A data é uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695.

Cerca de mil cidades brasileiras já consideram o Dia da Consciência Negra como feriado oficial.

Reformas de Temer também são alvo
Os ataques promovidos pelo governo de Michel Temer (PMDB) contra os trabalhadores também serão alvo da Marcha das Periferias. Além das mudanças na lei do trabalho e da Previdência, recentemente o ministro do Trabalho do governo Temer assinou uma portaria que afrouxa a fiscalização sobre o trabalho escravo no país.

“Os trabalhadores negros e pobres são os principais afetados pela crise e pelas medidas do governo que retiram direitos e derrubam a qualidade de vida da população. Por isso, a Marcha das Periferias deste ano também tem a intenção de mobilizar a população pobre contra os ataques do governo Temer”, afirma o diretor do Sindicato José Dantas Sobrinho.

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2017 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®