Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Retorno ao trabalho 24/08/2017 | 13:26

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

General Motors antecipa volta de 79 trabalhadores que estavam em layoff

Convocação confirma a produção em alta no setor automotivo

A General Motors convocou 79 trabalhadores que estavam em layoff para retornarem à fábrica de São José dos Campos. O maior grupo, de 55 pessoas, retornou nesta quinta-feira (24) para atuar principalmente na área de motores (Powertrain).

Embora a montadora não tenha divulgado a justificativa, o comportamento do setor automotivo pode explicar a convocação dos trabalhadores. No primeiro semestre deste ano, a produção de veículos no Brasil cresceu 23,7% em relação ao mesmo período de 2016.

A previsão é que o setor automotivo termine o ano com alta de 4,5% a 5% nas vendas. Os dados são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Layoff
Os trabalhadores de São José dos Campos estão em layoff desde 5 de junho deste ano e permaneceriam com o contrato suspenso até 4 de novembro. Quando anunciou a medida, em maio, a empresa afirmava que tinha cerca de 1.500 trabalhadores “excedentes”. Entretanto, apenas 980 de fato tiveram o contrato suspenso.
As primeiras convocações para a volta à fábrica foram para um grupo de 20 trabalhadores, no início de agosto.

Durante todo o período de layoff, a produção da montadora em São José dos Campos segue em ritmo acelerado. A unidade produz 223 veículos por dia, entre os modelos S10 e Trailblazer, e possui cerca de 5 mil trabalhadores.

Campanha Salarial
Os metalúrgicos de São José dos Campos e região já estão em Campanha Salarial. A categoria reivindica 9,2% de reajuste e renovação das Convenções Coletivas.

Também está na pauta dos metalúrgicos a luta contra os efeitos da reforma trabalhista e qualquer tentativa de retirada de direitos.

Ainda não foram agendadas as primeiras rodadas de negociação entre as montadoras e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. A data-base da categoria é 1º de setembro.

“A convocação dos trabalhadores que estavam em layoff confirma que a produção da GM está em alta e que nesta Campanha Salarial a empresa tem total condição de atender a pauta de reivindicações da categoria. Nossa luta será por melhores salários, garantia de direitos e contra a aplicação da reforma trabalhista”, afirma o secretário-geral do Sindicato, Renato Almeida.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®