Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Em discussão na Câmara 16/08/2017 | 09:44

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Reforma política quer manter os mesmos (corruptos) no poder

Proposta deve ser votada na Câmara nesta quarta-feira (16)

Eles não querem largar o osso e preparam mais uma legislação antidemocrática para mantê-los no poder. Assim podemos resumir a reforma política em discussão na Câmara dos Deputados.

Uma das principais propostas dessa reforma é a adoção do “distritão” para eleger deputados e vereadores.

Hoje, essas eleições ocorrem pelo sistema proporcional, que leva em conta, além dos votos do candidato, a votação obtida pelo partido ou coligação. Com o distritão, são eleitos os mais votados diretamente.

Apesar de ser mais fácil de entender, essa fórmula dificulta a renovação e facilita a reeleição de quem já tem mandato. Segundo analistas, entre 35% e 40% dos votos proporcionais seriam “desperdiçados” com a nova regra.

Não é à toa que o distritão tem o apoio do presidente Michel Temer, do ex-deputado Eduardo Cunha e do chamado “centrão” (bloco de partidos especializado em “toma lá, dá cá”).

Regras antidemocráticas
A cada mudança que eles fazem na legislação eleitoral, mais antidemocráticas ficam as eleições.

Com a “cláusula de barreira”, por exemplo, o Congresso Nacional quer limitar ainda mais a participação dos partidos ideológicos, principalmente os de esquerda, na propaganda eleitoral e nos debates.

Ao mesmo tempo, os grandes partidos querem garantir uma fortuna para dividirem entre si com a proposta de criação de um fundo de R$ 3,6 bilhões. Em síntese, tiram dinheiro do povo para se elegerem e governarem contra o povo.

“As mudanças que os trabalhadores desejam não virão por meio das eleições, que são um jogo de cartas marcadas. Com a nova reforma política, eles querem aprofundar isso”, avaliou o secretário-geral do Sindicato, Renato Almeida.

“É preciso mobilização, povo na rua, para arrancarmos todos os que estão aí”, concluiu.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®