Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Ataque ao trabalhador 20/07/2017 | 12:53

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Governo pretende fechar metade das agências do Ministério do Trabalho no estado

Com apenas 30% do financiamento, órgão deve fechar 59 das 113 unidades

Após a aprovação da reforma trabalhista, o governo de Michel Temer (PMDB) planeja um novo ataque e pretende fechar 50% das unidades de atendimento do Ministério do Trabalho (MT) no estado de São Paulo.

A medida afetará em cheio o trabalhador, que depende do MT para entrar com recurso em caso de negativa do seguro-desemprego, obter Carteira de Trabalho e de registro profissional, conseguir orientações trabalhistas, denunciar e fiscalizar empresas quanto ao descumprimento da legislação.

A denúncia é do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Sindsef) de São Paulo, filiado à CSP-Conlutas. Segundo a entidade, depois de um corte de 30% na verba de financiamento do serviço no estado, o governo pretende reduzir de 113 para apenas 54 o número de unidades de atendimento ao público.

Segundo o superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Estado, Eduardo Anastasi, a verba de custeio disponível hoje só garante o funcionamento das atividades do MT até setembro. O governo ainda não informou quais unidades serão fechadas.

Para o Sindsef, o novo ataque ao MT visa a ajustar o órgão à reforma trabalhista, reduzindo suas funções e acesso ao público. Há anos a entidade denuncia o sucateamento do Ministério do Trabalho e a necessidade de novos concursos para recomposição do quadro de funcionários.

“Os metalúrgicos se somam à luta contra o fechamento dos postos de atendimento. Esta medida só interessa aos patrões que sonegam direitos trabalhistas”, afirma o diretor do Sindicato Valmir Mariano da Silva.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®