Câmara dos Deputados 11/07/2017 | 12:05

Relator recomenda prosseguimento da denúncia contra Temer e aprofunda agonia do governo

Nova derrota aprofunda crise no governo e fortalece luta pelo fora Temer e todos os corruptos

O deputado Sergio Zveiter (PMDB), relator na Câmara da denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer, recomendou nesta segunda-feira (10) o prosseguimento do processo. A nova derrota de Temer aprofunda ainda mais a agonia do governo na semana de votação da reforma trabalhista e fortalece a luta pelo fora Temer e todos os corruptos.

O presidente é acusado de corrupção passiva no exercício do mandato, segundo delação premiada do executivo da JBS, Joesley Batista. O próximo passo é a votação da denúncia pelos deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Independente do resultado da votação, o pedido de investigação será levado ao plenário da Câmara. Se ao menos 342 dos 513 deputados votarem a favor da denúncia, o STF irá decidir se abre ou não a ação penal contra o presidente. No caso de Temer virar réu, ele será afastado do cargo por até 180 dias.

Compra de votos
O governo já manobra para garantir uma vitória política na votação da CCJ. Para isso, a base aliada promoveu, nos últimos dias, a troca de 17 dos 66 deputados da Comissão. Em mais uma manobra, PMDB, PTB, PRB, PSD e SD fizeram mudanças para impedir que deputados votassem a favor das denúncias contra o presidente.

Os deputados substituídos denunciaram a compra de votos e a liberação de verbas para emendas parlamentares favoráveis a Temer.

“O governo está desesperado para se manter no poder, mas a verdade é que nem o presidente nem a Câmara nem o Senado têm condições de continuar no comando do país. Precisamos colocar todos eles pra fora e construir um novo governo que derrube as reformas e atenda aos interesses dos trabalhadores”, afirma o secretário-geral do Sindicato, Renato Almeida.