Sem negociações 10/07/2017 | 15:58

Greve por PLR na MWL chega ao quinto dia nesta segunda-feira

Empresa se recusa a abrir negociações e está assediando trabalhadores

Os metalúrgicos da MWL, em Caçapava, decidiram, em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (10), manter a greve por PLR iniciada na última quinta-feira (6). A paralisação na fábrica já dura cinco dias, sem abertura de negociações por parte da empresa.

Na tentativa de acabar com a mobilização, a MWL começou a enviar dezenas cartas de demissão aos trabalhadores a partir do fim de semana. A prática, que continuou nesta segunda-feira, é ilegal e fere a lei do direito de greve, que garante a estabilidade no emprego durante a paralisação.

Frente este cenário, o Sindicato vai entrar com uma ação de dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região. A ação visa garantir o diálogo sobre a pauta apresentada pelos trabalhadores. Eles reivindicam PLR maior e sem metas, estabilidade no emprego, contratação dos terceirizados e o fim do assédio moral.

Não é de hoje que a MWL se utiliza de práticas ilegais para atacar o legítimo protesto dos metalúrgicos. Na última semana, a empresa chegou a abrir um buraco na grade que cerca a fábrica para obrigar os funcionários a trabalhar e não participar da assembleia.

"Os trabalhadores de todos os turnos decidiram pela continuidade da greve, o que demonstra a força e legitimidade do nosso movimento. Não dá mais para a MWL se manter intransigente em negociar. Os metalúrgicos não vão abandonar esta luta e também não aceitaremos nenhuma demissão", afirma o diretor do Sindicato Rogério Willians de Oliveira.