Vitória 29/06/2017 | 11:53

Metalúrgicos da Chery conquistam PLR de R$ 6 mil após greve de 24h

Esta é a primeira vez que os trabalhadores da montadora receberão o benefício

Após greve de 24 horas iniciada na quarta-feira (28), os metalúrgicos da Chery, em Jacareí, conquistaram pela primeira vez, desde a inauguração da fábrica, o pagamento de PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

O acordo aprovado pelos trabalhadores em assembleia, na manhã desta quinta-feira (29), garante um benefício no valor de R$ 6 mil. O pagamento será efetuado em duas parcelas de R$ 3 mil, sendo a primeira em julho deste ano e a segunda em fevereiro de 2018.

Com a decisão, os 400 funcionários retornaram hoje à produção, mas continuam em estado de greve. Eles reivindicam a criação de um Plano de Cargos e Salários (PCS) e o remanejamento daqueles que estão trabalhando em desvio de função.

A direção da Chery já se comprometeu a apresentar o plano de carreira em reunião agendada para o dia 17 de julho. Além disso, ficou acertado que nas próximas semanas o Departamento de Recursos Humanos da fábrica, em conjunto com a Cipa e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, irá iniciar um processo de análise na planta visando ao remanejamento.

“Essa greve mostrou mais uma vez que para conquistar direitos os trabalhadores têm de ir à luta. Nós consideramos uma vitória, pois garantimos o pagamento da PLR, um direito que ainda não possuíamos. Agora é manter a mobilização para novas conquistas”, afirma o diretor do Sindicato Guirá Borba de Godoy Guimarães.