Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Ação judicial 05/06/2017 | 16:33

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Sindicato garante aviso prévio maior a ex-trabalhadores da GM

Assembleia que aprovou acordo aconteceu nesta segunda-feira (5)

Cerca de 600 ex-trabalhadores da General Motors aprovaram em assembleia, nesta segunda-feira (5), um acordo para pagamento da diferença do aviso prévio devido pela empresa por demissões ocorridas entre outubro de 2011 e junho de 2015.

O acordo é resultado de uma ação judicial movida pelos advogados do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, filiado à CSP-Conlutas, contra a montadora.

Ao todo, serão divididos R$ 1,4 milhão entre cerca de 2 mil trabalhadores. Cada um deles receberá o valor referente a três dias de trabalho, de acordo com o salário recebido à época, já corrigido.

Em 2011, uma lei federal instituiu o aumento do aviso prévio. Para cada ano trabalhado, o benefício, originalmente de 30 dias, aumenta em três dias até o limite de 90. Ocorre que a GM descumpriu essa regra ao excluir do cálculo o primeiro ano de serviço de cada trabalhador. O problema, que significou prejuízo aos trabalhadores, foi detectado em 2013 pelo Departamento de Homologação do Sindicato.

Para receber o valor, será necessário fazer um cadastro, que será aberto pelo Sindicato em até 30 dias. A assembleia com os ex-trabalhadores da GM ocorreu numa praça próxima à sede do Sindicato, no centro de São José dos Campos.

“O Sindicato, por meio da mobilização da categoria e da ação do nosso Departamento Jurídico, mais uma vez garante os direitos dos trabalhadores. A GM não poderia ter descumprido a regra. Agora, esse problema vai ser resolvido e os ex-trabalhadores receberão os valores a que têm direito”, afirma o presidente do Sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.
 
Confira a lista com os beneficiados abaixo.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Centro, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2017 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®