Vamos à luta! 19/04/2017 | 09:57

Sindicatos da região aprovam adesão total à Greve Geral

Em reunião, entidades do Fórum de Lutas do Vale decidem paralisar categorias

Agora é Greve Geral! Contra as reformas trabalhista e da Previdência e a lei da terceirização, os sindicatos da região decidiram aderir em peso à paralisação que vai parar o país no próximo dia 28.

A decisão foi tomada em conjunto pelas entidades que fazem parte do Fórum de Lutas do Vale do Paraíba, em reunião no dia 12, na sede do Sindicato dos Bancários, em São José dos Campos.

Estiveram presentes representantes dos sindicatos dos Metalúrgicos, Químicos, Correios, Alimentação, Bancários, Petroleiros, Servidores Públicos, Condutores, aposentados e outros. A decisão foi unânime: somente uma Greve Geral é capaz de derrotar os ataques de Michel Temer (PMDB).

Nesta terça-feira (18), um ato na Praça Afonso Pena fez um “esquenta” para o dia 28. Sindicatos da região fizeram uma passeata no Centro de São José.

Fábricas vão parar
Metalúrgicos da GM, Embraer, Avibras e muitas outras vão parar no dia 28. A paralisação está sendo confirmada em assembleias.

Em todas as empresas da nossa base, é indispensável contar com a consciência e auto-organização dos trabalhadores.

“Estamos fazendo uma recomendação a todos os trabalhadores da nossa base: dia 28 de abril, nem saiam de casa, a não ser que seja para participar dos atos de rua”, afirma o presidente do Sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

Atos em São José e Jacareí
Além das paralisações nas fábricas, também irão ocorrer atos unificados no dia 28 para que a população participe das mobilizações da Greve Geral.

Em São José dos Campos, o protesto ocorre na Praça Afonso Pena, às 10h. Já em Jacareí, o ato acontece na Praça Conde Frontin, no mesmo horário. Avise os amigos e familiares. Vamos derrotar as reformas de Temer!

Mobilização nos estados
Outras categorias também estão se mobilizando. Desde a semana passada, os petroleiros estão realizando assembleias por todo o Brasil para a aprovação da paralisação de 24 horas no dia 28.
Durante todo o mês de abril, o ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) intensificou o trabalho de divulgação da Greve Geral com o objetivo de mobilizar a categoria nacionalmente.

Comitês de base
Em todo país, os comitês de base da CSP-Conlutas têm realizado um importante trabalho de mobilização, com a participação de sindicatos e movimentos sociais,. Foram criados dezenas de comitês em diferentes estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Piauí, Paraíba, Maranhão, Roraima, Amapá e Pará.